Quem quer perder peso costuma trocar os alimentos feitos com farinha branca pelos que levam a versão integral na massa. Isso acontece porque os alimentos integrais são ricos em fibras, saciam a fome e ajudam na regulação do intestino. Mas isso não quer dizer que os integrais não engordam.
Segundo a chef e nutricionista Bela Gil, as massas integrais têm alto teor de açúcar e essa quantidade não é muito diferente da presente nas massas feitas com farinha de trigo refinada. Esse alto índice glicêmico pode resultar na estocagem de gordura em regiões como barriga e quadris. "Excesso de açúcar no sangue é o principal fator que resulta em obesidade e diabetes tipo 2", alerta Bela em entrevista ao GNT. Veja também:Refresque-se! Aprenda a preparar três delícias com paletas mexicanasMelhor sushiman do mundo alerta para falta de ingredientes no futuroBares servem drinks feitos com cereais matinais
O melhor, segundo a nutricionista, é consumir o amido encontrado em outros cereais, como arroz, centeio e cevada. "O tipo de amido encontrado no trigo causa grandes picos de insulina no sangue", explica. Mas isso não quer dizer que nenhum dos tipos de farinha deve ser excluído do cardápio. O ideal é conhecer seu organismo e escolher o que é melhor para ele.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade