icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
GASTRONOMIA

Receitas que não podem faltar em um banquete árabe

Quibe assado, homus e esfihas são pratos que não podem faltar em um banquete árabe. Veja dicas para montar o seu

foto autor

29/09/2013 às 11:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 20:56 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Um banquete árabe é uma opção saborosa e diferenciada para receber os amigos em casa. Os pratos são sempre bem temperados e em geral são também saudáveis, já que se usa especiarias com propriedades para o sistema digestivo.
O segredo da culinária árabe está na escolha dos ingredientes, que devem ser sempre naturais e frescos. Veja também: Sorvete: 10 receitas feitas com essa delícia gelada Buffet de frios: 4 receitas fáceis para impressionar E não esqueça: a cozinha do Oriente Médio não segue o conceito de entrada e prato principal, por isso todos os pratos devem ser servidos ao mesmo tempo. Apenas a sobremesa deve ficar para depois. Na hora de decorar a mesa, escolha uma toalha colorida e aposte em almofadas vibrantes. Confira algumas receitas que não podem faltar no seu banquete:
Ingredientes para a massa:2 tabletes de fermento fresco para pão 1 copo (americano) de leite morno 1 pitada de açúcar 2 colheres (sopa) de azeite 1 colher (café) de sal 1 kg de farinha de trigo aproximadamente Ingredientes para o recheio:500 g de carne moída 1 cebola 1/2 dente de alho 1 tomate sem pele e sem sementes picado 2 colheres (sopa) de azeite 1 colher (sopa) de salsinha picada 1 colher (sopa) de hortelã picada Suco de 1/2 limão Sal a gosto Modo de preparo da massa:Desmanche o fermento no leite com o açúcar. Junte o azeite e o sal e acrescente a farinha aos poucos. Amasse bem. Ponha o restante da farinha, aos poucos, até soltar das mãos, sem deixar a massa dura. Pegue um pouco de massa, enrole como uma bolinha de gude e ponha dentro de um copo com água. Cubra o restante da massa com um pano. Quando a bolinha flutuar no copo, a massa está no ponto de ser usada. Modo de preparo do recheio:Refogue a cebola, o alho e o tomate no azeite. Desligue o fogo e junte a carne. Mexa bem e tempere com a salsinha, a hortelã, o sal e o suco de limão. Divida a massa em 20 partes e faça bolinhas. Abra cada bola com a palma da mão e deixe a borda mais grossa. Espalhe o recheio no centro e disponha em uma assadeira polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno médio preaquecido até dourar ligeiramente a borda.
Ingredientes:2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido 1/2 xícara (chá) da água do cozimento do grão 1/2 xícara (chá) de tahini 2 dentes de alho picados Suco de 1 limão 4 colheres (sopa) de azeite Modo de preparo:No liquidificador, bata os ingredientes aos poucos, exceto o azeite. Transfira a mistura para uma tigela e regue o azeite. Sirva frio com torradas de pão sírio.
Ingredientes:1 kg de carne bovina 100 g de bacon 1 cebola grande 3 folhas de manjericão 1 xícara (chá) de salsa picada 1 colher (sopa) de cominho 1 colher (sopa) de páprica doce 1 colher (sopa) de páprica picante 1/2 colher (chá) de canela 5 folhas de menta fresca Sal a gosto Modo de preparo:Corte a carne e o bacon em pedaços e depois passe-os pelo moedor. Corte a cebola em pedaços e misture com a carne, a salsa, o manjericão, a menta, os temperos e o sal. Passe novamente no moedor. Amasse bem e verifique o tempero. Forme bolinhas e coloque na geladeira até a hora de utilizá- las. Retire da geladeira, modele as bolinhas nos palitos em forma de salsicha e asse em forno médio até que a carne esteja dourada por fora e macia por dentro.
Ingredientes:3 xícaras (chá) de trigo para quibe 1 kg de carne magra de boi 1/2 xícara (chá) de água gelada 1 cebola grande 3 colheres (chá) de sal 1 colher (chá) de pimenta- da-jamaica moída 1 colher (chá) de pimenta-do-reino Recheio: 2 cebolas médias picadas 1/4 de xícara (chá) de manteiga derretida 1/4 de xícara (chá) nozes Pimenta-do-reino, sal e canela a gosto 250 g de carne moída não muito fina Modo de preparo: Cubra o trigo com água fria e reserve por dez minutos. Escorra. Espalhe num prato raso e leve à geladeira por duas horas. Retire a gordura da carne e corte-a em cubos. Passe pelo moedor duas vezes, juntando um pouco de água gelada. Moa a cebola duas vezes e misture com a carne, o trigo, o sal e as pimentas. Passe tudo mais duas vezes pela máquina. Amasse bem até obter uma massa pastosa. Cubra e leve à geladeira. Recheio: Frite a cebola na manteiga devagar até ficar transparente. Junte as nozes e frite até dourar de leve. Aumente o fogo e junte a carne. Cozinhe mexendo e espere a carne dourar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e canela em pó. Montagem: Unte a forma, aperte um pouco menos da metade da mistura de quibe no fundo, alisando com a mão, e espalhe o recheio. Aqueça o forno em temperatura média. Cubra com montinhos do quibe restante e amasse para espalhar. Passe uma faca em volta da forma e faça cortes na superfície em forma de losango. Asse e regue com a manteiga antes de servir.
Ingredientes:3 colheres (sopa) de amido de milho 2 colheres (sopa) de açúcar 3 xícaras (chá) de leite 4 pedrinhas de miski (resina vegetal) 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira Calda: 500 g de damasco picado cubos 250 g de açúcar 1 xícara (chá) de água Modo de preparo:Dissolva o amido e o açúcar no leite. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Tire do fogo e acrescente o miski triturado e a água de laranjeira. Coloque em taças, deixe esfriar e leve à geladeira. Reserve. Calda: Leve os damascos ao fogo com a água e o açúcar. Deixe ferver até formar uma geleia. Ao esfriar, coloque a calda sobre o manjar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gastronomia