Os sucos funcionais são a bebida do momento para quem deseja diminuir o inchaço, o stress e até combater a celulite. Eles são feitos com frutas, verduras e temperos e ricos em muitos nutrientes que, muitas vezes, não são ingeridos em grande quantidade no dia a dia. No entanto, quem é adepto desses sucos deve tomar alguns cuidados com a dieta.
É comum que as pessoas acabem deixando os alimentos sólidos de lado por causa do benefícios do suco, mas essa atitude é errada. Uma dieta baseada em líquido não faz bem à saúde e não é o ideal para perder peso. Apesar de bastante nutritivos, os sucos não oferecem tudo o que o organismo precisa para ser saudável e podem ser bastante calóricos. Por isso, a recomendação dos nutricionistas é que não se passe mais de dois dias ingerindo apenas líquido, até porque a mastigação é fundamental para a sensação de saciedade.
Adotar uma dieta líquida durante dois dias é uma opção válida para quem deseja emagrecer, mas é possível obter o mesmo resultado com uma alimentação sólida livre de alimentos que inflamam o organismo, como glúten, leite, carne vermelha, embutidos e enlatados. O ideal é ter sempre uma alimentação balanceada, aliando os benefícios dos sucos funcionais aos da alimentação sólida.
Os sucos mais indicados para o dia a dia são o verde e o rosa. O primeiro, feito sempre com uma folha verde-escura, tem ação antioxidante e desintoxicante. Ele é indicado para quem consome muita gordura e alimentos industrializados. Já o suco rosa, feito à base de beterraba, aumenta a disposição e ajuda na recuperação dos músculos após o exercício físico. Outros ingredientes podem ser adicionados à receita, como laranja, abacaxi, gengibre, pepino, cenoura e outros vegetais verde-escuros.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade