Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > micareta de feira
Whatsapp Whatsapp
Doação de sangue

Hemoba lança campanha de mobilização para Micareta de Feira

Unidade móvel reforça atendimento de coleta de sangue para garantir o estoque durante Micareta de Feira

Isadora Gomes • 10/04/2024 às 0:45 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Fundação Hemoba promove uma campanha de mobilização de foliões para a Micareta de Feira de Santana, festa que acontece entre os dias 18 e 21 de abril. Para garantir o estoque de sangue durante o evento, a unidade móvel (hemóvel) atenderá no dia 11 de abril, das 8h às 16h, em frente ao Ambulatório do Hospital Clériston Andrade.


				
					Hemoba lança campanha de mobilização para Micareta de Feira
Hemoba lança campanha de mobilização para Micareta de Feira. Foto: Divulgação / Hemoba

A coordenadora da Hemorrede da Hemoba, Iara Matos, convida os voluntários a comparecerem nas unidades fixas e móveis para garantir um estoque seguro para a folia e demais situações. “O fechamento da unidade no período da micareta pode comprometer o atendimento das demandas transfusionais dos hospitais da região, por isso contamos com a solidariedade do povo feirense para que façamos uma boa coleta prévia. Se necessário, contaremos no nosso plano de contingência com a unidade de Santo Antônio de Jesus e o Hemocentro Coordenador, em Salvador”, declara Iara.

Leia mais:

Funcionamento da unidade Hemoba em Feira de Santana

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Feira de Santana possui capacidade de atendimento para até 120 candidatos por dia e cerca de 1.300 bolsas de sangue por mês, considerando a capacidade de coleta de 60 bolsas diárias.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e no sábado, das 7h30 às 12h30, com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, biomédicos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos em análises clínicas e auxiliares de enfermagem.


				
					Hemoba lança campanha de mobilização para Micareta de Feira
Hemoba lança campanha de mobilização para Micareta de Feira. Foto: Divulgação / Hemoba

A UTC presta também os serviços de expedição e compatibilidade de bolsas, com atendimento diário e ininterrupto durante 24 horas por dia. O local é destinado ao atendimento hemoterápico dos habitantes de Feira de Santana e dos 28 municípios da Região de Saúde, que abrange um total de 1.184.358 habitantes.

Veja os critérios para doação

  • Tem que estar em boas condições de saúde
  • Pesar acima de 50 kg
  • Ter idade entre 16 e 69 anos

Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.

Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.


				
					Hemoba lança campanha de mobilização para Micareta de Feira
Hemoba lança campanha de mobilização para Micareta de Feira. Foto: Camila Souza/GOVBA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MICARETA DE FEIRA :

Ver mais em Micareta de Feira