iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Entenda

Record pode ser obrigada a denunciar Carol Lekker em 'A Fazenda 17'

Projeto prevê que emissoras e plataformas informem autoridades sobre crimes relatados em realities

Naiana Ribeiro

Naiana Ribeiro

03/12/2025 às 13:11 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O relato chocante de Carol Lekker, participante de "A Fazenda 17", da Record TV, envolvendo o enteado motivou a apresentação de um novo projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O PL propõe que emissoras de TV, rádios e plataformas de streaming comuniquem às autoridades qualquer relato, indício ou prática de violência contra mulheres, crianças e adolescentes ocorrido ou mencionado em reality shows. O Projeto de Lei 1.253/25, de autoria do deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), prevê multa de até R$ 370,2 mil para canais que descumprirem a determinação.


					Record pode ser obrigada a denunciar Carol Lekker em 'A Fazenda 17'
Record pode ser obrigada a denunciar Carol Lekker em 'A Fazenda 17'. Foto: Reprodução / Record

O parlamentar apresentou a proposta após Carol Lekker relatar em rede nacional que ameaçou cortar as partes íntimas do enteado de 4 anos com uma tesoura. O marido da modelo, o empresário holandês Maike Riksen, saiu em defesa e declarou que a fala foi uma brincadeira. A equipe de Carol afirmou que ela nunca agrediu o enteado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

"Não houve qualquer ato de violência, ameaça ou maus-tratos contra o enteado. O episódio citado foi editado e retirado de contexto, não representando uma situação de risco real à criança. Carol sempre demonstrou respeito e cuidado no convívio familiar e repudia toda forma de violência", disse o comunicado enviado ao portal LeoDias

Rafa Zimbaldi classificou o caso como grave e defendeu a expulsão da competidora, sua prisão preventiva e a atuação do Ministério Público (MP). Para ele, relatos desse tipo, "uma vez reverberados para significativa audiência, podem incentivar a agressão contra públicos vulneráveis, como mulheres, crianças e jovens".

O projeto estabelece que emissoras e plataformas têm responsabilidade sobre os conteúdos exibidos e devem agir diante de situações envolvendo "maus tratos, exploração, ameaças, confissões, denúncias ou indícios de prática de violência, seja física, sexual ou psicológica". Para Zimbaldi, a omissão pode ser interpretada como incentivo, reforçando a necessidade de comunicação imediata às autoridades.

Segundo a proposta protocolada pelo deputado, a notificação deverá ser feita à Polícia Civil (PC) em até 24 horas úteis. Em casos envolvendo menores, também será obrigatório informar o Conselho Tutelar e o Ministério Público. O conteúdo citado deverá ser preservado em arquivos digitais ou registros internos, garantindo material para investigação.

As informações encaminhadas terão caráter sigiloso e só poderão ser divulgadas nos limites do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei Geral de Proteção de Dados. A multa prevista é proporcional à gravidade da infração, podendo chegar a R$ 370,2 mil e dobrar em caso de reincidência, com valores arrecadados destinados a programas sociais voltados ao público infantojuvenil.

Rafa Zimbaldi ressaltou que a proposta visa ampliar a responsabilização e prevenir abusos, citando diretamente o caso de Carol. "Não podemos naturalizar práticas abusivas na TV. É primordial a criação de dispositivos legais que ampliem a responsabilização civil, administrativa e penal em casos de declarações públicas que envolvam ameaça ou agressão contra os públicos infantil e feminino e contra jovens. E, que fique claro: não se trata de censura. Este projeto não apenas visa punir, mas, principalmente, prevenir e educar", afirmou ao portal LeoDias.


					Record pode ser obrigada a denunciar Carol Lekker em 'A Fazenda 17'
Foto: Reprodução / Redes sociais

Com o protocolo concluído, o PL será analisado pelas Comissões Permanentes da Alesp antes de seguir para votação em Plenário.

A Fazenda: Carol é detonada após briga em inglês com Duda: 'Vergonha'


					Record pode ser obrigada a denunciar Carol Lekker em 'A Fazenda 17'
As duas trocaram xingamentos, e a ex-Miss Bumbum mudou o idioma para alfinetar a atriz. ​Foto: Reprodução/RecordPlus

O desentendimento de Carol Lekker e Duda Wendling extrapolou a língua portuguesa em "A Fazenda 17", após o programa ao vivo da última terça-feira (2). Enquanto voltavam para a sede, as duas começaram a brigar e chegaram a se provocar em inglês dentro da casa.

Duda começou batendo boca com Saory. No momento, todos falavam ao mesmo tempo e a compreensão dos diálogos foi afetada, mas a briga com Carol teria começado quando a atriz citou algo relativo às genitais de Mesquita. Ela teria dito que Carol pediu para ver o pênis do lutador e compará-lo ao de Matheus Martins. A declaração deixou a ex-Miss Bumbum possessa.

"Mentirosa! Suja! Para de ser mentirosa, porque eu falei lá embaixo pra você: 'Você viu a calça dele?'", gritou Carol, que ainda chamou a adversária de "es*rota". "Saory, o que ela falou? Você que tá transando! Cuida do seu x*biu, c*ralho! Você é louca! Louca!", seguiu bradando Carol.

Após muitos xingamentos, como dizer que Duda usa roupas vulgares, é porca e boca-suja, Carol começou a debochar da atriz e ofendê-la em inglês. "Você é insignificante. É isso que você é, querida", disse. Duda também começou a falar em inglês. "Sério? Você acha isso?", questionou a atriz. "Ridícula, baixo nível", disse Carol, ainda em inglês.


Veja o início da discussão e depois o momento que as duas começam a falar em inglês:

Nas redes sociais, a briga em inglês causou diversos comentários e risadas por parte dos internautas, que se divertiram com a situação, mas também detonaram Carol pela postura, principalmente apontando que Duda se saiu bem na discussão e que a ex-Miss Bumbum talvez não esperasse ser respondida na língua estrangeira.


					Record pode ser obrigada a denunciar Carol Lekker em 'A Fazenda 17'
As duas trocaram xingamentos, e a ex-Miss Bumbum mudou o idioma para alfinetar a atriz. ​Foto: Reprodução/RecordPlus

"Carol deve ter achado que a Duda não sabia falar inglês", riu um seguidor. "Duda amassou Carol sem levantar a VOZ.. Já meteu currículo de novela das 9, rebateu com inglês fluente e tudo isso sorrindo", elogiou outro. "Acho que a Carol parou de falar em inglês porque viu que a Duda sabe e se ela não parasse a Duda não pararia de falar em inglês tbm. Talvez o inglês dela possa ser limitado", opinou outra.

Mais usuários comentaram que Carol passou vergonha na briga. "O inglês da Carol é uma tragédia, ela não sabe a vergonha que passa assassinando dessa forma a lingua de Shakespire (sic)!", escreveu um. "Não aguentou e começou a xingar, Duda merece o prêmio por desestabilizar Carol e sorrir ao mesmo tempo", vibrou uma fã de Duda.

Assista ao 'De Hoje a Oito', podcast de entretenimento do Ibahia:

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Encontre-me no:

Instagram

Tags:

Mais em TV