Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > eleições 2022
Whatsapp Whatsapp
ELEIÇÕES 2022

Ciro Gomes é o 2° candidato à presidência entrevistado no Jornal Nacional

Candidato respondeu perguntas sobre defesa da democracia, plano de governo, falta de alianças na eleição, não reeleição, democracia direta, meio ambiente, segurança

Redação iBahia • 23/08/2022 às 21:45 • Atualizada em 26/08/2022 às 22:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Ciro Gomes é o 2° candidato à presidência entrevistado no Jornal Nacional

Na noite desta terça-feira (23), o candidato à presidência, Ciro Gomes, foi o segundo entrevistado do Jornal Nacional na rodada de entrevistas que acontece, até sexta-feira (26), com candidatos a Presidência da República nas eleições 2022.

Em ordem definida por sorteio, Jair Bolsonaro (PL) abriu a série ontem; Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será entrevistado na quinta-feira, dia 25; e Simone Tebet (MDB) encerra a rodada. 

Leia mais:

Em entrevista conduzida por William Bonner e Renata Vasconcellos, o candidato teve 40 minutos para responder perguntas, e ao final, 1 minuto para considerações finais.

Entre os temas discutidos, foram abordados a defesa da democracia, renda mínima em caráter permanente, plano de governo, falta de alianças na eleição, não reeleição, democracia direta, meio ambiente, segurança.

Confira alguns destaques da entrevista:

Discursos em defesa da democracia e a polarização no Brasil

"Eu pretendo unir o Brasil ao redor de um projeto e esse projeto tem um diagnóstico. Acho que o Brasil vive a mais grave crise. […] Há pessoas e grupos políticos responsáveis por essa tragédia.", disse ao ser questionado sobre a forma como tem se referido a outros candidatos e o nível de polarização no país.

Renda mínima

"Pegar o BPC, aposentadoria rural, o seguro desemprego e pegar os programas de transferência e transformar num direito previdenciário constitucional", disse sobre a proposta de governo de manter uma renda mínima em caráter permanente.

Democracia direta x democracia representativa

"Olhando mais para Europa, Estados Unidos do que para a Venezuela. […] É uma tentativa de libertar o Brasil de uma crise", disse ao ser questionado sobre a relação entre a democracia direta e a democracia representativa.

Meio Ambiente

"O Brasil perdeu o senhorio sobre o seu território. […] Não podemos imaginar que só repressão resolve. Precisamos de uma base de desenvolvimento sustentável", disse o candidato ao ser questionado sobre o desmatamento no Brasil.

Segurança

"A federalização é de algumas figuras penais. O enfrentamento das facções e das milícias não serão enfrentadas localmente", disse ao ser questionado sobre a questão da segurança, a proposta da federalização e a conivência com o crime.

Considerações finais:

"Das 5 propostas que eu me propus a trazer hoje, tem uma que é inédita, a Lei Anti Ganância. Eu quero colocar no Brasil uma lei que eu conheci na Inglaterra, que todo mundo do crédito pessoal, do cartão de crédito, cheque pessoal etc, aio pagar duas vezes a dívida que tem, fica quitado a coisa. Essa é uma polêmica, que eu estou apresentando aqui em homenagem a William Bonner e a Renata. E a você, meu irmão, eu peço só uma oportunidade. A partir de sábado vai estar no ar a cirotv.com.br, me ajude, me dê uma oportunidade mudar o Brasil. Eu que eu lhe peço. A ciência de errar é repetir as mesmas coisas do passado e imaginar que vai ter resultado diferente. Não vai. Me ajude a tirar o Brasil dessa bola de chumbo do passado, vamos nos esperançar de novo. Você que vota no Bolsonaro, porque não quer o Lula de volta, me dá uma chance. Você que vota no Lula, porque não quer mais o Bolsonaro, há um país para governar, me dê uma oportunidade. Há um país para governar. E você indeciso, sabe quantos são vocês? Mais da metade do Brasil. Está na mão de vocês mudar o Brasil".

Leia mais sobre Eleições em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM ELEIÇÕES 2022 :

Ver mais em Eleições 2022