icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Curso gratuito de dança afro abre inscrições em Salvador

O projeto 'Dança Afro: Corpo, Ritmo e Ritual em Estudo' é direcionado a amadores e interessados no campo das tradições africanas, dança e terapia

foto autor

23/07/2015 às 15:53 • Atualizada em 29/08/2022 às 1:09 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Idealizado pela dançarina de Mandinke (tradição do Oeste da África) e terapeuta de Gestalt Stephanie Bangoura, o projeto contribui para a formação de professores de danças africanas.
O curso é formado e orientado por professores e pesquisadores consolidados na área, como a própria Stephanie Bangoura (Alemanha), Verônica de Moraes (MG), José Ricardo (BA) e Tânia Bispo (BA). Além disso, conta com a participação especial de dois mestres africanos – Mohamed Sylla (Guine Conakry) e Dramane Daho (Burkina Faso). A abertura do curso, no dia 10/08, às 10h, na Casa do Benin, será marcada por um ritual com a participação de convidados, alunos, dos professores e da bailarina e coreógrafa alemã, Stephanie Bangoura.O projeto Dança Afro: Corpo, Ritmo e Ritual em Estudo é direcionado a amadores e interessados no campo das tradições africanas, dança e terapia. A abordagem – teórica e prática – gira em torno de discussões sobre como traduzir as danças africanas, as quais vêm de um contexto ritualístico para a sala de aula, satisfazendo as necessidades e desafios atuais.
Este processo pode ser entendido como uma contribuição na descolonização das danças africanas que hoje, em sua maioria, são praticadas em shows folclóricos ou em academias de fitness. As inscrições podem ser feitas através da página oficial, (até o dia 10/08 ou até o preenchimento total das 35 vagas oferecidas).
O primeiro momento envolve a realização de palestras. O segundo é um laboratório no qual os participantes elaboram e adaptam as informações das palestras em sua prática de ensino, que também inclui a redação de textos reflexivos, e, o terceiro será a prática de ensino. Na terceira semana do seminário, cada participante dará uma aula para os seus colegas; receberá um feedback do grupo e o certificado do curso.Bangoura não faz a separação entre danças africanas, Hip Hop, Capoeira ou danças afro-brasileiras, visto que ela trabalha com seus fundamentos comuns: repetição, improvisação, diálogo, ritual e música ao vivo. Sempre fortalecendo o indivíduo no grupo, com o objetivo de apoiar o participante para desenvolver sua própria metodologia híbrida a partir da lógica dessas danças.
O processo de aprendizagem será registrado em DVD. Todas as atividades poderão ser acompanhadas pelo site. Esta é a segunda edição do projeto – que aconteceu anteriormente em 2013. A continuidade do curso está prevista para operíodo de 07 a 23 dezembro de 2015, em Salvador.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em entretenimento