Saiba como fazer uma lista de compras organizada


A chave do sucesso para fazer as compras da maneira correta e conseguir melhorar a alimentação é a organização. De acordo com a nutricionista Adriana Stavro, o ideal é ter em mãos um plano de refeições e a lista de compras, para conseguir acertar nas escolhas alimentares e evitar comprar mais do que o necessário. 
Manter a cozinha, despensa e geladeira organizadas, facilita muito, desde a criação de cardápios, compras de supermercado e preparação dos pratos, pois você saberá exatamente o que tem em mãos e onde estão seus ingredientes.
Adriana Stavro aconselha optar por alimentos da época. Você vai conseguir comprar frutas e legumes frescos, com preços em conta e que trazem vários benefícios para saúde. Confira as frutas, hortaliças e legumes da estação no mês de agosto: 
Frutas: caju, carambola, kiwi, laranja-pera, lima, mexerica, morango e tangerina.
Hortaliças/verduras: agrião, alho-poró, brócolis, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda e rúcula.
Legumes: Abóbora, abobrinha, cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, pimentão e rabanete.

Na hora das compras, você precisa levar em consideração as receitas que pretende fazer e a rapidez com que frutas, legumes e ervas naturais podem estragar. 

Por onde começar?
● Uma boa maneira de começar a planejar suas refeições, é criar um quadro de receitas detalhando o que gostaria de comer, incluindo café da manhã, almoços, jantares e lanches. Depois anote todos os ingredientes, e lembre-se de incluir a quantidade de cada alimento que precisará.
● Manter uma lista de compras contínua também ajuda. Percebeu que acabou um item, anota.
● Atualmente existem muitos aplicativos próprios para ajudar com o planejamento das refeições e das listas. Se preferir escolha um e use.
● Faça um inventário dos itens da despensa e da geladeira, verifique se você tem coisas como azeite, macarrão, leite, ovos e outros itens básicos que talvez não precise comprar.
Depois de ter a lista de itens em mãos, organize-se da melhor maneira. Pode ser por seções ou corredores ou layout do supermercado. Dessa forma, passará pela loja com eficiência, sem precisar ir e voltar de um corredor para outro.