Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
ESPECIAIS

Bahia amplia capacidade de testagem no estado

Processo de descentralização promovido pelo governo aumenta condição de testagem no interior da Bahia

• 19/05/2020 às 11:30 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento
Um dos processos mais importantes no combate ao novo coronavírus é o monitoramento de novos casos e o consequente diagnóstico da doença. É necessário identificar pacientes infectados para evitar uma rede de transmissão. Por isso, o Governo da Bahia tem adotado medidas para ampliação da testagem da covid-19 em todo o estado.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) adquiriu o genoma viral do Covid-19 nos Estados Unidos, o que permite a realização de testes no estado, sem a necessidade de contraprova no laboratório de referência nacional, a Fiocruz no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação / GOV BA

Recentemente, um processo de descentralização promovido pelo governo está equipando mais cinco cidades do interior baiano para a realização dos testes. Vitória da Conquista, Barreiras e Jequié já começaram a fazer testes para o novo coronavírus

Porto Seguro e Guanambi também receberão as máquinas capazes de realizar a testagem.

Nas duas cidades, são 30 amostras testadas de segunda a sexta-feira, com resultados informados em até 72 horas. A capacidade dessas unidades será ampliada nas próximas semanas para 90 exames por dia. Já em Jequié, a capacidade é de realizar até 1.080 exames por mês, sendo referência para casos graves e óbitos da região. Já os exames de rotina continuarão indo para a capital.

Lacen

Em Salvador e em todo estado, o Lacen é o principal laboratório de testagem da covid-19, com capacidade de 1000 diagnóstico por dia, com funcionamento 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana, e já realizou mais 26 mil testes desde março.

É através do Lacen que laboratórios da rede privada são validados para testagem da covid-19. Estão aptos a realizarem testes com a validação do Estado da Bahia as redes Leme, DNA, Jaime Cerqueira, Senai-Cimatec e Hospital São Rafael. Os municípios alcançados por esses laboratórios validados são Salvador, Itabuna, Santo Amaro, Itabuna, Lauro de Freitas e Camaçari.

Testes rápidos

No último dia 14, a Sesab passou a aceitar testes rápidos positivos para notificação da covid-19. De acordo com o secretário da pasta, Fábio Villas-Boas, “diante de um resultado positivo de teste rápido ou RT-PCR, a notificação deve ser feita imediatamente pelas instituições de saúde do setor público ou privado, em todo o território nacional”.

Segundo documento elaborado pela Sesab, os testes rápidos precisam possuir registro na Anvisa e ser validado pelo Instituto Nacional e Controle e Qualidade em Saúde (INCQS).


Quando realizar a testagem?

No Sistema Único de Saúde (SUS), os testes ocorrerão em cinco situações: pacientes internados com suspeita de coronavírus, independente da gravidade; pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados de coronavírus, mesmo que assintomáticos; pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19, cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida; e em indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos da doença.

Já os testes rápidos, que detecta os anticorpos, deve ser utilizado em pacientes com quadro clínico-epidemiológico compatível com a Covid-19; profissionais de segurança pública e de saúde em atividade, independente de sintomas; contato domiciliar de profissional de saúde ou de segurança pública em atividade, independente dos sintomas; pessoas com 60 anos ou mais, sintomáticos ou não, residentes em instituições de longa permanência de idosos ou portadores de comorbidades de risco para complicação da Covid-19.

TAGS:

bahia coronavírus Covid-19 lacen testagem Testes

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais