Foi apenas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Salvador (PDDU 2016), instituído pela Lei Municipal nº 9.069 de 2016, que foi apresentado a divisão da capital baiana em 163 bairros agrupados em 10 prefeituras-bairros. Apesar desse avanço na divisão da cidade, ainda é preciso definir de maneira melhor uma leia que regulamente e delimite cada uma dessas áreas.
Regiões Administrativas
Para melhorar a administração do município, os bairros foram agrupados em Regiões Administrativas. A região do Cabula ficava divida em duas regiões administrativas distintas: a Região Administrativa XI – Cabula e a Região Administrativa XII – Beiru/Tancredo Neves. Essas divisões foram definidas pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de 2007.
O Cabula faz parte da Região Administrativa XI. Os outros bairros que faziam parte do mesmo macrozoneamento do Cabula eram Resgate, Pernambués, Saramandaia, Narandiba, Doron, Saboeiro e São Gonçalo. Já a Região Administrativa XII era formada por Tancredo Neves, Sussuarana, Nova Sussuarana, Novo Horizonte, Jardim Santo Inácio, Mata Escura, Engomadeira, Arraial do Retiro, Calabetão, Barreiras, Cabula VI, Arenoso e o Centro Administrativo.
Novo macrozoneamento
As primeiras mudanças na divisão daquela região começaram com a transformação das Administrações Regionais em Sistema Integrado de Gestão Administrativa, durante a gestão de João Henrique. Essa transformação foi concebida como prefeituras-bairros no ano de 2014. Essa nova divisão foi consolidada no PDDU de 2016.
Assim, o Cabula passou a integrar a Prefeitura-Bairro VII – Cabula/Tancredo Neves. Além desses dois bairros que dão nome a essa região, a Prefeitura-Bairro VII é formada pelos seguintes bairros: Arenoso, Arraial do Retiro, Barreiras, Cabula VI, Calabetão, CAB, Doron, Engomadeira, Granjas Rurais Presidente Vargas, Jardim Santo Inácio, Mata Escura, Narandiba, Nova Sussuarana, Novo Horizonte, Pernambués, Resgate, Saboeiro, São Gonçalo, Saramandaia e Sussuarana.
A Prefeitura-Bairro da região do Cabula fica localizada na Rua Silveira Martins, próximo a entrada do Resgate. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!