Para um estudante prestes a fazer vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as redes sociais podem parecer apenas perda de tempo e chance para distração. No entanto, é possível sim usá-las ao favor do estudo.
Por exemplo, você sabia que existe um grupo no WhastApp, criado pela Fundação 1Bi, com apoio do Grupo Movile, da Fundação Lemann e da Imaginable Futures, que distribui conteúdo criado por professores de diversas matérias? É o AprendiZap
Para ter acesso aos conteúdos, basta mandar um "Oi" para o número (11) 97450-6763 ou clicar neste link. A partir daí, será perguntado qual é o ano do aluno. O estudante receberá uma trilha de 10 conteúdos para estudar por semana, incluindo textos, vídeos e exercícios, com inclusões semanais para cada ano escolar.
Já no YouTube, o estudante encontra um universo de vídeos com conteúdos voltados a todas as disciplinas e temas. Muitos professores encontraram na rede social uma forma de ensinar de modo mais didático e descontraído, com um alcance maior do que a sala de aula. Em tempos de quarentena, com aulas à distância, é uma ótima solução para complementar o estudo.
No Instagram, você encontra perfis dedicados a tirar dúvidas, ensinar macetes e como fazer um resumo, por exemplo.
O ideal é seguir páginas de professores ou de educação específicas que você já conhece a qualidade do conteúdo. Não esqueça de páginas de jornais e sites, que vão te atualizar sobre o que está acontecendo na economia, política, mundo e por aí vai. O mesmo serve para o Twitter.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!