Enem

Dicas para aumentar seu repertório e ter sucesso na redação

Para se sair bem na argumentação, o repertório sociocultural do candidato deve ser amplo

Redação iBahia
28/07/2020 às 9h41

2 min de leitura
Oferecimento

A redação é uma das provas mais temidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se sair bem na argumentação, o repertório sociocultural do candidato deve ser amplo. 

A prova é corrigida, de acordo com o Inep, considerando um conjunto de critérios que são divididos em 5 competências. A segunda competência exige do estudante a aplicação de conceito das áreas para o desenvolvimento do tema. Isso quer dizer que um bom repertório de história, filosofia, sociologia, política, economia, saúde, cultura e etc vai ajudar o candidato. 

E como ter esse repertório? A primeira dica é ler. A leitura é uma das principais maneiras de aquisição de conhecimento. A partir dela, o estudante melhora sua capacidade crítica, aumenta a possibilidade de argumentação, além de ampliar o vocabulário.

Outro ponto importante é manter-se atualizado sobre questões da sociedade. A prova do Enem é voltada para atualidades, trazendo assuntos que estão em discussão, como, por exemplo a pandemia do novo coronavírus e suas consequências. 

Entretenimento a seu favor

Se você ama filmes e séries, saiba que eles podem te ajudar a estudar e se manter antenado. Conteúdos audiovisuais, como esses e também documentários, proporcionam discussões pautas em assuntos que estão sendo falados na sociedade.