AGRONEGÓCIO (Código Florestal e a Logística no Campo 20/11/2012)Roberto RodriguesEx-ministro da Agricultura, é coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas. Empresário rural em São Paulo e no Maranhão, foi também presidente da Associação Brasileira do Agronegócio e da Sociedade Rural Brasileira e secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo. Como agricultor, recebeu vários prêmios nas áreas ambiental, social, de conservação do solo e de produtividade, e também a Ordem do Mérito Agrícola, no grau de Cavaleiro, concedido pelo governo da França. É o Embaixador Especial da FAO para o Ano Internacional do Cooperativismo. Autor de seis livros e co-autor de diversos outros, foi presidente da Aliança Cooperativa Internacional.
Acesse aqui a palestra completa de Roberto RodriguesJosé Vicente Caixeta FilhoAtualmente, é diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo, e Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão e Logística Agroindustrial - ESALQ-LOG, que entre outros mantém os projetos SIFRECA (Sistema de Informações de Fretes) e SIARMA (Sistema de Informações de Armazenagem). Engenheiro civil, com Master in Economics pela University of New England, Austrália, doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1993), foi professor-visitante da Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, Alemanha, entre 1993 e 1994. Proferiu diversas palestras, no Brasil e no Exterior; publicou mais de 60 artigos científicos em periódicos (nacionais ou internacionais).
Acesse aqui a palestra completa de José Vicente Caixeta FilhoLuiz Antonio FayetConsultor para Logística e Infraestrutura da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, é membro do Conselho da Autoridade Portuária de Paranaguá e Antonina, representando a AEB (Associação do Comércio Exterior do Brasil) e também da Câmara de Infraestrutura e Logística do Ministério da Agricultura – representando a CNA. Foi presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado do Paraná - BADEP e Secretário Geral-Adjunto do Ministério da Fazenda.
Acesse aqui a palestra completa de Luiz Antonio FayetFlávio AhmedPresidente da Comissão Permanente de Direito Ambiental da OAB-RJ, é membro da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB (Conselho Federal); elaborador, coordenador e professor do curso de direito ambiental da ESA-RJ (Escola Superior de Advocacia da OAB-RJ). É também professor de Direito Ambiental da Escola de Direito da FGV-RIO.
Acesse aqui a palestra completa de Flávio AhmedSUSTENTABILIDADE (O Valor da Água)Armando TripodiNa Petrobras desde 1978, Armando Tripodi foi assessor da presidência da companhia (2003 a 2005), chefe de gabinete do presidente (2006 a maio de 2012), Conselheiro da Fundação Petros (2003 a janeiro de 2012) e desde maio deste ano é Gerente Executivo de Responsabilidade Social da Petrobras. Participou de conferências internacionais, tem formação em Gestão Empresarial, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e de Gestão Estratégica de Pessoas pela Boulevard de Constante (Fundação Dom Cabral) - Fontainebleau - França. Também é presidente da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU (Organizações das Nações Unidas)
Acesse aqui a palestra completa de Armando TripodiJorge SotoEngenheiro Químico (1985) pela Universidade Federal da Bahia, Especialização em Engenharia de Processos (1987) pela Sogesta / Universidade de Bologna (Itália), Mestre em Engenharia Química (1994) pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro, MBA (1998) pela USP – Universidade do Estado de São Paulo e Doutor em Planejamento Ambiental (2007) pela COPPE.- Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem e integrante da empresa há 22 anos, desde 1927. - Diretor do CEBDS;- Membro do Grupo de Líderes em Energia e Mudanças Climáticas do ICCA (Conselho Internacional das Associações da Indústria Química);- e Membro do Comitê Brasileiro do Pacto Global;
Acesse aqui a palestra completa de Jorge SotoJosé Luiz OrricoFormado em Economia pela AEUDF , Pós-Graduação em Marketing pela ESPM, aperfeiçoamento de Sistema de Transporte Urbano com ênfase em Sistema de Financiamento – London Transport International e Programa de Gestão Avançada e Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral.
Acesse aqui a palestra completa de José Luiz OrricoSérgio BessermanEconomista e ecologista carioca,presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro e professor do departamento de economia da PUC-Rio. É também comentarista de sustentabilidade e economia urbana de diversos veículos de comunicação, membro do conselho de organizações não governamentais que tratam do tema e ocupou ainda, entre outros cargos, a diretoria de planejamento do BNDES , a presidência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do IPP (Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos).
INFRAESTRUTURA (Metrópole Baiana)Carlos LeiteCarlos Leite: arquiteto e urbanista; mestre e doutor pela FAU-USP, pós-doutor pela Universidade Politécnica da California em Desenvolvimento Urbano Sustentável. É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde coordena o Laboratório de Co-criação em Territórios Informais (lCCTI) e professor visitante na Fundação Dom Cabral. Palestrante e professor visitante em diversas instituições internacionais. É diretor de Stuchi & Leite Projetos. Autor do recém lançado livro Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes (Bookman, 2012).
Acesse aqui a palestra completa de CARLOS LEITE Manuel Herce VallejoEngenheiro pela Universidade Politécnica de Madri e Doutor pela Universidade Politécnica da Catalunha onde é Professor Titular de Urbanismo e Ordenação do Território. Dirige o programa de pós-graduação em Infraestruturas e Meio Ambiente da Universidade Oberta da Catalunha.Autor de obras urbanas emblemáticas em Barcelona e diversas cidades da América Latina; e ocupou vários cargos na Administração Pública na Catalunha e foi assessor da Prefeitura do Rio de Janeiro, Cartagena de Indias, Lima e México. Prêmio Nacional de Urbanismo e Medalha ao Mérito Profissional do Colégio de Engenheiros de Caminhos Canais e Portos.
Acesse aqui a palestra completa de MANUEL HERCE VALLEJO Sérgio Ferraz Magalhães |
---|
Arquiteto e Doutor em Urbanismo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFRJ. Foi Secretário Municipal de Habitação do Rio de Janeiro (1993-2000). Responsável pela Política Habitacional da cidade, criou e coordenou a implantação de programas estratégicos como o Favela-Bairro, o Morar Legal, Morar Sem Risco e Morar Carioca, entre outros.Foi Secretário de Estado de Projetos Especiais do Rio de Janeiro (2001-2002). Titular de SMCConsultoria, Rio de Janeiro, desde 2002, com atuação na área de urbanismo e arquitetura. Consultor de Urbanismo do BID. Membro do Conselho Estratégico do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos – IPP – RJ. Membro do Conselho do Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro. Membro o do Conselho de Administração do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal.Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil. Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil.Autor, entre outros livros, de: “A Cidade na Incerteza – ruptura e contigüidade em urbanismo”. “Favela-Bairro: uma outra história da cidade do Rio de Janeiro” – (em co-autoria com Luiz Paulo Conde). “Sobre a Cidade, Habitação e Democracia no Rio de Janeiro”. Recebeu os prêmios de projeto do Instituto de Arquitetos do Brasil –RJ nos anos de 1974, 1975, 1977, 1986 e 1991, e do IAB-RS em 1968. Menções Honrosas em 1973 e 2006.
Acesse aqui a palestra completa de SÉRGIO FERRAZ MAGALHÃES José de Freitas MascarenhasO engenheiro civil José de Freitas Mascarenhas é vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente do Conselho Permanente de Infraestrutura da entidade. Em 2010, foi eleito para a Presidência da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), cargo que ocupará até 2014.Esta é a segunda vez que exerce a Presidência da entidade, que tem como missão representar a indústria da Bahia. Com destacada trajetória na iniciativa privada, bem como no setor público – foi secretário de Estado para Assuntos das Minas e Energia do Governo da Bahia nos períodos 1971-1975 e 1975-1979 –, Mascarenhas coordenou o escritório para elaboração do Plano Diretor do Centro Industrial de Aratu (CIA) na década de 60; e coordenou o planejamento regional para implantação do Polo Petroquímico de Camaçari, no final de década de 70.
Acesse a palestra completa de JOSÉ DE FREITAS MASCARELHAS