A multa vale para os responsáveis por elaborar, divulgar e utilizar softwares ou outros mecanismos para o compartilhamento em massa de fake news. Os valores da multa serão utilizados no combate à pandemia do novo coronavírus.
As denúncias poderão ser encaminhadas ao Ministério Público da Bahia. Os responsáveis podem responder pelo crime de criação de compartilhamento de calúnias e mentiras, além das ações indenizatórias.
Projeto de lei
O projeto de lei foi anunciado pelo Governo do Estado para punir quem produzisse ou divulgasse informações falsas sobre epidemias, endemias ou pandemias.
No artigo 1º do projeto, está prevista a aplicação da multa a quem propagar por meio impresso, televisivo, de radiodifusão ou eletrônico, fake news sobre, por exemplo, o coronavírus.
A medida foi adotada após o compartilhamento de uma série de fake news envolvendo a disseminação e o combate ao novo coronavírus no território baiano.
Para denunciar ou checar informações, o Estado disponibiliza o site www.bahiacontraofake.com.br e o número de Whats app 71 99646-4095.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!