icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPECIAIS

Realização de tatuagens no verão requer atenção e cuidados

Para evitar possíveis problemas, é importante procurar um estúdio de tatuagem credenciado pela Vigilância Sanitária e seguir as orientações do tatuador

foto autor

13/01/2016 às 13:42 • Atualizada em 29/08/2022 às 11:01 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Com a chegada do verão a procura por tatuagens aumenta consideravelmente, afinal de contas, quem não quer exibir “aquele” desenho na estação mais quente do ano?! É preciso, contudo, tomar alguns cuidados importantes para a correta cicatrização do desenho e para evitar possíveis infecções e, em longo prazo, a despigmentação da tattoo. De acordo com Diego Rangel, tatuador com experiência profissional de mais de 13 anos, é importante evitar o contato do local recém-tatuado com água da piscina e do mar e usar filtro solar constantemente, após o processo de cicatrização.
“O verão é, sem dúvida, a estação que tem maior procura por tatuagens. Porém as pessoas se esquecem que alguns cuidados são fundamentais no processo de cicatrização, a exemplo do não contato com água do mar e piscina, o que é muito comum nesse período. Portanto, antes de fazer uma tatuagem, você deve levar em consideração que precisa evitar ir a esses locais nos primeiros 15 dias após a realização da sessão”, afirma o tatuador.
Foto: Divulgação
Segundo a biomédica e responsável técnica pelo Rangel Tattoo Studio, Maria Victória Prieto, o risco de infecção existe e deve ser levado a sério. “É importante lembrar que a tatuagem é uma espécie de ‘ferida’ provocada no corpo e, por conta disso, é uma porta de entrada para vírus e bactérias, razão pela qual os cuidados pós-tattoo são essenciais”, declarou.
Outro cuidado importante a ser adotado é o uso de protetor solar. A exposição da pele recém-tatuada ao sol pode alterar a cor e causar manchas na tatuagem. O uso do filtro é imprescindível para quem tem um tattoo, mesmo que antiga. “A exposição ao sol de uma tatuagem ainda não cicatrizada por trazer problemas de saúde e estéticos. O sol em intensidade e sem proteção pode causar manchas no local, bem como a mudança de cor e até a despigmentação do desenho”, disse Rangel.
Para evitar possíveis problemas, é importante procurar um estúdio de tatuagem credenciado pela Vigilância Sanitária e seguir as orientações do tatuador. “Na hora de fazer uma tatuagem, é importante também verificar as condições sanitárias e normas técnicas do estúdio, a exemplo da utilização de equipamentos de segurança, de materiais descartáveis ou autoclavados e da coleta específica para o descarte dos materiais utilizados”, explica Maria Victória.
Os principais cuidados indicados por Diego Rangel no processo de cicatrização da tatuagem são a lavagem constante do local com sabonete neutro e a utilização de uma pomada cicatrizante específica para o procedimento e protetor solar. O cliente deve, ainda, evitar a exposição ao sol e o contato com água do mar, piscina e sauna e a ingestão de alimentos muitos gordurosos e de frutos do mar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais