iBahia > especiais
ESPECIAIS

Saiba como o Natal é comemorado em países não cristãos

Sem ruas e casas enfeitadas, cristãos de países onde a festa não é considerada um feriado oficial celebram a data discretamente

• 06/12/2013 às 15:13 • Atualizada em 29/08/2022 às 16:34

Google News siga o iBahia no Google News!
No Brasil e em países onde a princiapl religião é o cristianismo, o Natal é uma grande festa que envolve praticamente toda a população. As ruas, casas e estabelecimentos comerciais são enfeitadas e o clima natalino toma conta da cidade. Sem falar, claro, na grande movimentação em torno do comércio por causa dos presentes. Mas como o Natal é celebrado em países onde predominam religiões não cristãs?
Em 2012, os iraquianos marcaram a data com uma fogueira pública após terem sofrido uma série de ataques
No Iraque, as famílias se reúnem para ouvir histórias sobre o nascimento de Jesus. Essas reuniões acontecem ao ar livre, onde, depois das histórias, queima-se uma pila de espinhos secos. Segundo a crença, a forma como o fogo queima indica como será o futuro daquela família.
Na China, onde a data não é um feriado oficial, os cristãos celebram de maneira parecida com a brasileira. Eles costumam decorar suas casas com lanternas de papel, flores e com as tradicionais árvores de Natal. As crianças penduram meias para receber presentes de Papai Noel, que em mandarim é chamado de Dun Lhe dao Ren.
Bananeira decorada na Índia
Os cristãos indianos usam plantas nativas do país para a decoração da casa, como folhas de bananeira. As bananeiras e mangueiras também são enfeitadas, na maioria das vezes com lamparinas feitas de argila. Veja também:
Na Tunísia apenas 1% da população é cristã. Essas pessoas costumam celebrar o Natal em comunidade e se reúnem a partir do dia 23 de dezembro, quando preparam uma celebração penitencial. No dia 24 o Natal é comemorado nas igrejas.

TAGS:

Celebração China Comemoração ìndia Iraque Natal 2013 Tunísia

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais