Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes > mais esportes
Whatsapp Whatsapp
Condições climáticas

Tempestade caiu durante competição em que atleta morreu na BA

Competição em que atleta morreu, neste sábado (13), chegou a ser suspensa ainda durante a prova devido mudança de tempo

Redação iBahia • 13/04/2024 às 20:35 • Atualizada em 13/04/2024 às 20:45 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Uma tempestade caiu durante a competição em que Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos, morreu neste sábado (13), em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Não há informações se as condições climáticas está relacionada ao falecimento do nadador.


				
					Tempestade caiu durante competição em que atleta morreu na BA
Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), que organizou a competição, antes da prova ser iniciada, não havia previsão de mal tempo. No entanto, a situação mudou pouco tempo depois do começo da prova e, por isso, foi solicitada a suspensão da disputa.

Leia mais:

Não havia previsão de mal tempo. Entrou uma tempestade, que não fica identificada na previsão. [...] Isso ocorreu após a primeira metade da prova, quando os primeiros colocados do masculino e as três primeiras mulheres do feminino chegaram. Após isso, as condições pioraram muito, fazendo com que suspendêssemos", disse em resposta ao g1 Bahia.

Ainda segundo a FBDA, mudanças climáticas em provas realizadas em águas abertas podem acontecer.

"No entanto, com a entrada repentina do vento e a mudança nas condições climáticas, a prova foi suspensa. Situações adversas como essa podem ocorrer em provas de águas abertas, e infelizmente, não são previsíveis de antemão", afirma a entidade.


				
					Tempestade caiu durante competição em que atleta morreu na BA
Atleta desapareceu durante prova de uma competição de natação, neste sábado (13), que acontece em Porto Seguro. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ao ser questionada sobre a estrutura de segurança da competição, a Federação afirmou que havia um "número significativo de embarcações de apoio e salva-vidas".

"Tínhamos um contingente de 11 embarcações, incluindo lanchas e jet-skis, tanto da Federação quanto do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil, para garantir a segurança dos atletas", diz um trecho da nota.

A federação acrescenta que os atletas estavam dentro dos limites considerados seguros para o contingente de equipamentos de segurança disponíveis.

Quanto à distância entre as boias de segurança, a FBDA diz que costuma separar entre 400 e 450 metros até a visualização de boia. No caso da competição em Porto Seguro, a distância era de 300 metros entre uma boia e outra.

Atleta morreu durante competição em Porto Seguro

Dielson Pereira Hohenfeld, de 53 anos, desapareceu no 5km da prova. O caso aconteceu na Praia dos Pescadores, situada no distrito de Arraial D'Ajuda. Ele participava da 11ª Copa Brasil de Águas Abertas, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).

As buscas foram iniciadas imediatamente, com uso de moto aquática, guarda-vidas, pranchão, barcos da Marinha e também da organização do evento

O corpo do nadador foi encontrado no início da tarde, próximo da Barraca Manito e do Complexo Toatoa.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MAIS ESPORTES :

Ver mais em Mais esportes