Muito se fala das festas privadas que todos os anos reúnem milhares de adeptos do São João. Ticomia e Brega Light, em Ibicuí; Forró do Sfrega, em Senhor do Bonfim; Forró do Piu-Piu, em Amargosa e o Forroça, em Cruz das Almas, são só algumas delas. No entanto, algumas cidades investiram pesado também nas festas de praça — gratuitas — e o iBahia listou quais delas mais bombaram neste São João; confira. Cruz das AlmasUma boa grade de atrações já é praxe na praça de Cruz das Almas, a cerca de 152 km de Salvador. O tradicionalismo mais uma vez se fez presente e quem foi para lá não teve do que reclamar. Atrações como Flávio José, Adelmário Coelho, Calcinha Preta, Paula Fernandes, Alcimar Monteiro, Tayrone Cigano, Estakazero e muitas outras fizeram parte da programação. Para se ter ideia, só na última segunda-feira (22), 70 mil pessoas estiveram presentes na Praça Senador Themístocles, segundo informações da Polícia Militar.
IrecêIrecê, cidade que fica a 476 km de Salvador, é mais uma daquelas com um São João forte em praça pública. No entanto, em 2015 a prefeitura local resolveu surpreender e anunciou nomes como Luan Santana, Michel Teló, Wesley Safadão e a dupla Victor & Léo, além de Calcinha Preta, Mastruz com Leite, Flávio José e muitos outros. A festa lá aconteceu entre os dias 19 e 24 de junho. São Francisco do CondeEm São Francisco do Conde o forró rolou solto. Quem viajou os 72 quilômetros da capital até a cidade provavelmente gostou do que viu. Lá, a festa começou no dia 22 e vai até o dia 29/6. Já se apresentaram alguns grupos como Estakazero, Lucy Alves, Torres da Lapa, Cavaleiros do Forró, Adelmário Coelho, Fernando e Sorocaba, bem como Catuaba com Amendoim. No dia 28 vai rolar Calcinha Preta e Magníficos, e no dia 29, Daniel Vieira, Saia Rodada, Wesley Safadão e outras bandas de menor expressão, como Jorge San, Forró do Fole, Forró do Bom e Bete Nascimento. Santo Antônio de JesusTalvez a cidade que mais surpreendeu neste São João foi Santo Antônio de Jesus. A prefeitura local anunciou seis dias de festa com atrações diferenciadas não só pela qualidade musical, mas também pela mistura de ritmos. Estakazero, Tayrone Cigano, Rosa de Saron, Falamansa, Bruno e Marrone, Flávio José, Seu Maxixe, Adelmário Coelho, Raça Negra, Cristiano Araújo, Magníficos, Dorgival Dantas, Fernando e Sorocaba, Aviões do Forró, Sorriso Maroto, Calcinha Preta, Thaeme & Thiago e Márcia Felipe foram alguns contratados que fizeram a festa.
SalvadorNão há como deixar de destacar o São João de Salvador em 2015. Desta vez, o governo do Estado caprichou no que diz respeito a organização, decoração e, principalmente, grade de atrações nas festas que aconteceram no Pelourinho e em Paripe. Elogios por parte da população e de artistas não faltaram, a exemplo da cantora Elba Ramalho, que salientou a importância da realização de eventos no Centro Histórico. O mesmo aconteceu com o cantor Marlus Viana, da banda Calcinha Preta, que relembrou ter sido em Salvador a gravação do DVD da Calcinha Preta, com 100 mil pessoas. Por sua vez, o cantor Daniel enalteceu a mistura encontrada na capital baiana. "O Brasil é uma mistura de raças, credos e gêneros musicais e o São João da Bahia é uma síntese dessa mistura. O povo baiano tem a capacidade de assimilar vários ritmos, estilos, enfim, o São João traz a tradição, mas também outros ritmos. É um momento de confraternização, especial, para as pessoas assistirem ao show gratuito, em um espaço livre", disse.
O São João no Largo Terreiro de Jesus contou com 25 atrações e nomes como Saulo Fernandes, que homenageou Luiz Gonzaga, os sertanejos Matheus & Kauan, Daniel, Israel Novaes e Cristiano Araújo, bem como os forrozeiros Targino Gondim, Dorgival Dantas, Zelito Miranda e outros mais. Em Paripe, só no primeiro dia, cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes. Lá, a festa contou com atrações não menos badaladas. Dentre elas, o grupo Aviões do Forró foi o mais esperado.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade