O São João da Bahia reúne, em todos os largos e praças do Pelourinho, atrações de destaque nacional, além do tradicional forró pé de serra. Neste sábado (20), no Terreiro de Jesus, o cantor sertanejo Daniel, o forrozeiro Adelmário Coelho, a banda Mastruz com Leite, e o grupo cearense Catuaba com Amendoim foram os escolhidos para animar o público. O segundo dia de festa foi encerrado com o show da dupla Matheus e Kauan.
Atualmente moradora de Salvador, mas natural de Araci, interior da Bahia, a bancária Isabela Pinho Carvalho recebeu a família e montou uma caravana com cerca de dez pessoas para passar a noite no Terreiro de Jesus, e curtir a farra. Segundo a bancária, a grade de apresentações não decepcionou. "Estão ótimas as atrações e a segurança está maravilhosa. Trouxe minha filha, está bem policiado, a organização da festa está de parabéns", elogiou.
O representante comercial Aristides Prates foi com a mulher Daniela para o Largo Tereza Batista, dançar agarradinho enquanto o filho Arthur, de sete anos, se divertia com outras crianças. Ele também ficou satisfeito com o que viu. "Esta é uma das melhores festas de São João do Nordeste. Tem o forró, tem a comida típica baiana, a festa é maravilhosa", disse Aristides.
Palavra de artista
Não é a primeira vez que o cantor sertanejo Daniel, sucesso no Brasil e no exterior, se apresenta no Pelourinho. "O povo baiano tem a capacidade de assimilar vários ritmos, estilos, enfim, o São João traz a tradição, mas também outros ritmos. É um momento de confraternização, especial, para as pessoas assistirem ao show gratuito, em um espaço livre", elogia o cantor.
A boa impressão também se confirma para a cantora Brenda Kézia, da banda de forró cearense Catuaba com Amendoim. Ela afirmou estar feliz por ter cantado pela primeira vez na tradicional festa. “Sempre foi um sonho cantar aqui. A resposta do público foi maravilhosa”.Hotelaria
A festa também trouxe hóspedes para os estabelecimentos, como conta a recepcionista de um dos hotéis localizados no Pelourinho, Aline Santana: "Era disso que o Pelourinho estava precisando, grandes atrações para atrair os visitantes. Até alguns dias atrás estávamos com um movimento bem fraco, agora é época de baixa estação, a chuva também afastou os turistas. Mas essa semana o movimento já melhorou muito novamente".
Origem do forró
O forró é uma dança popular de origem nordestina. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região. De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX e, como as pistas de dança eram de barro batido nesta época, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé e farra. "É uma festa com a nossa raiz, a gente não pode abrir mão do nosso sotaque baiano no forró, que é muito importante para a formação da nossa identidade”, afirma o secretário da Cultura, Jorge Portugal.
Os festejos de São João prosseguem até o dia 29 no Pelourinho. Realizado pelo Governo do Estado, por meio do Centro de Cultura Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e da Bahiatursa/Secretaria Estadual de Turismo, o evento é gratuito e inclui trios nordestinos e grupos de forró-pé-serra, com atrações dos credenciados do Ciclo Junino da Secult e shows que receberão apoio do CCPI.Confira a galeria de fotos do evento:
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade