Quem está pensando em reformar seu apartamento deve saber que um projeto de execução perfeito só existe com um planejamento. A falta dele leva muita gente a gastar mais dinheiro e tempo do que o previsto inicialmente. Por isso, o iBahia lista algumas dicas para que você faça uma reforma econômica para o seu imóvel.
A primeira coisa que você deve fazer é definir o escopo da reforma e evitar mudanças na obra depois de iniciada. Neste quesito, lembre-se de decidir pontos como qual piso desejado, se ele será de madeira ou cerâmica, e como serão as instalações elétricas dos pontos da casa.
Outra dica é para que você divida o projeto em etapas. Monte um cronograma dele, definindo quais os cômodos prioritários. Em seguida, consulte um profissional, seja um arquiteto ou engenheiro para assessorá-lo. Apesar de ser um custo a mais, os profissionais evitam gastos desnecessários e pode compensar o investimento.
O próximo passo é pesquisar os custos dos materiais e da mão de obra. As buscas podem ser feitas em lojas de materiais de construção ou pela internet. Esse é um dos momentos mais importantes da reforma, pois pode evitar custos altos para determinados produtos ou equipamentos.
Por último, estude as formas de pagamento, lembrando que ele à vista sempre será a melhor opção, já que com ele é mais fácil de conseguir descontos, além de evitar um comprometimento futuro com a obra.
Caso decida fazer empréstimos, tenha cuidado com as taxas de juros, que chegam a ser mais altas do que as de financiamento de imóveis, por não terem a propriedade como garantia.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!