O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu nesta sexta (12) o América-AM com a perda dos pontos da partida contra o Madureira (vitória por 3 a 1). A decisão foi tomada porque o clube manauara infringiu o artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (escalar atleta sem condições de jogo). Com a decisão, o América, que estava em meio à disputa da final da Série D do Campeonato Brasileiro, está eliminado da competição. Cabe recurso.
A CBF ainda não se pronunciou sobre o assunto. A finalíssima da Série D estava marcada para este domingo (14), contra o Guarany, em Sobral, no Ceará. As duas equipes já haviam jogado a partida de ida, em Santarém, e na ocasião houve empate por 1 a 1.
Existem duas possibilidades de decisão por parte da CBF: a primeira seria simplesmente declarar campeão o Guarany. A outra seria tornar o Madureira, equipe eliminada pelo América na fase semifinal, o novo finalista. Neste caso, seria preciso realizar um novo jogo de ida.
Apesar de não poder mais brigar pelo título, o acesso do América-AM à Série C continua valendo. Os quatro semifinalistas garantiram lugar na Terceirona de 2011 e, mesmo com a punição, o clube manauara segue sendo um dos quatro melhores da Série D.
O América foi punido porque colocou no banco de reservas o atleta Fofão, que deveria cumprir suspensão no jogo contra o Madureira (tinha levado o terceiro cartão amarelo). O clube manauara ainda não confirmou se vai recorrer da punição.
Se de fato resolver por entrar com um recurso, o América terá três dias para fazê-lo, contados a partir da próxima terça-feira. Depois disso, um novo julgamento seria marcado, dentro de um prazo que normalmente varia entre dez e 15 dias.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!