|
Exemplo de como se deve prender no chip no tênis |
Se você não é atleta de elite, pode ficar relaxado. Não há a menor necessidade de se espremer na largada da 2ª Meia Maratona Caixa da Bahia, que acontece no dia 22 de julho, no Jardim dos Namorados. Tranquilidade porque a tecnologia estará a favor do esporte. O chip que os participantes utilizarão durante a corrida vai registrar o tempo líquido de cada um.
"Só será contado a partir do momento que ele passar pela largada, ou seja, ele vai ter o tempo real da corrida dele. O chip desconsidera o tempo que ele levou até passar pelo pórtico de largada", explica José Antonio da Silva Neto, diretor técnico da Latin Sports, empresa organizadora do evento. O chip também informa o pace (tempo médio por quilômetro) de cada atleta.
Além da largada e chegada, o percurso terá outros três pontos de controle, nos quilômetros 5, 10 e 12. Neles, haverá sensores que registrarão a passagem de cada corredor. "Vai existir um balizamento para que os atletas passem obrigatoriamente por esses controles e os estafes (equipe de apoio) orientarão a passar por ali. Quem não passar pelos pontos será desclassificado", alerta José Antonio.
O chip deve ser colocado preso ao cadarço do tênis do pé esquerdo. "Orientamos todo mundo a colocar no pé esquerdo pra na hora da passada não ficar muito perto um do outro. Se todos colocarem no pé esquerdo, temos uma distância mínima que garante não haver nenhuma interferência", explica José Antonio.
DICAS
Para que serve - O chip registra o tempo líquido do atleta, ou seja, o tempo que ele levou para completar o percurso após cruzar a linha de largada. Também identifica o pace (tempo médio por quilômetro) de cada atleta.
Onde pegar - Em uma das tendas montadas na arena da competição.
Quando - No dia da prova, a partir das 5h30 e até 15 minutos antes da largada de sua prova.
O que precisa - O atleta deverá entregar o tíquete que vem preso ao número de peito.
Como colocar - O chip deve ser preso no cadarço do tênis do pé esquerdo, na posição horizontal, paralelo ao chão.
Como devolver - Deverá ser devolvido à equipe de apoio da competição, após a corrida, próximo à chegada. Ao entregar o chip, o corredor recebe a medalha de participação. Quem não devolver terá que pagar
uma taxa de R$ 100.
SAIBA TUDO SOBRE A MEIA MARATONA NA NOSSA PÁGINA ESPECIAL