A Espanha confirmou o favoritismo na Copa das Confederações e venceu mais uma neste domingo (23), diante da Nigéria. Já classificada para as semifinais da competição, a Fúria venceu por 3 a 0 e carimbou a liderança do grupo B, com nove pontos somados e aproveitamento de 100%. Agora, os europeus enfrentarão a Itália, já pelas semifinais da competição. Já a Nigéria, ficou em terceiro lugar no grupo e deu adeus à competição.
Primeiro tempo 'lá e cá': confronto de muita movimentaçãoNo início do confronto, a Espanha não encontrou grandes dificuldades para dominar a partida. Logo nos minutos iniciais do jogo, os espanhóis chegaram com perigo através de Iniesta, que fez bela jogada e por pouco, não abriu o marcador. Na sequência, aos 3 minutos, o meia voltou a aparecer bem e tocou para Alba , que passou por três e tocou na saída do goleiro, deixando a Espanha na frente do marcador. A Nigéria tentou esboçar uma reação aos 10 minutos, quando Mikel tabelou com Akpala e assustou o goleiro Victor Valdés, mas Sérgio Ramos salvou. Com leve superioridade numérica na posse de bola, a Fúria passou a ser pressionada pelas jogadas de contra-ataque dos Super Águias, que tentavam furar o bloqueio do sistema defensivo dos europeus, mas esbarraram nas más finalizações. Equilibrado, o jogo levantou quem estava na arquibancada do Castelão. 'Lá e cá', a partida empolgou. A Espanha perdeu belas oportunidades através de Soldado, que chegava com facilidade à área do goleiro Enyeama, mas esbarrava na finalização. Já os africanos ficaram várias vezes cara a cara com Valdés, através de boas jogadas protagonizadas por Mba e Mikel. Aos 39, a Fúria quase marcou o segundo. Soldado deu um belo passe para Fábregas, que mandou um chutaço na trave, assustando os nigerianos. Até os momentos finais da primeira etapa, as duas equipes seguiram protagonizando belos lances de ataque, mas sem grande risco de gol.
Segundo tempo: superioridade fala mais alto e Fúria carimba liderançaNa segunda etapa, a Espanha acordou e voltou melhor n a partida. Logo aos 8 minutos, Xavi cobrou uma falta perigosa e mandou a bola por cima. Menos de dez minutos depois, aos 16, David Silva tocou na esquerda para Pedro. O atacante cruzou de primeira, na medida para Torres marcar de peixinho e ampliar o marcador para os europeus. Após o tento, a partida esfriou. Enquanto a Fúria chegava com maior facilidade, a Nigéria tentava chegar nas jogadas de contra-ataque, sem sucesso. A melhor chance dos africanos veio aos 28, quando Gambo Muhammad recebeu livre e perdeu um gol cara a cara com Valdés. Com maior posse de bola, a Fúria não se preocupou em partir para o ataque e adotou uma postur amais defensiva na segunda etapa, dificultando a chegada dos nigerianos à área espanhola e deixando o jogo mais 'morno'. Quem aproveitou o momento foi Jordi Alba que, aos 43, deu um show e deixou os nigerianos no chão. Após receber um passe açucarado de Sergio Ramos, o lateral avançou em direção ao gol da Nigéria, driblou o goleiro e, sozinho, mandou a bola para o fundo das redes. Até os momentos finais do confronto, as duas equipes não protagonizaram lances perigosos, finalizando o resultado em 2 a 0 a favor da Espanha. Com o resultado, a Espanha chegou a nove pontos e carimbou a liderança do grupo B da competição. O próximo adversário da equipe europeia, já pelas semifinais, será a Itália, segunda colocada do grupo A.
Ficha técnica: Nigéria: Enyeama; Ambrose, Oboabona, Omeruo (Egwuekwe), Echiejile; Obi Mikel, Mba (John Ogu), Ogude; Musa, Akpala (Gambo), Ideye Brown.
Técnico: Stephen Keshi
Espanha: Valdés, Arbeloa, Piqué e Sergio Ramos e Alba; Busquets, Xavi, Iniesta, Pedro (David Villa) e Fàbregas (David Silva); Soldado (Fernando Torres).
Técnico: Vicente Del Bosque.
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 23 de junho de 2013 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Arbitragem: Joel Aguilar (El Salvador)
Assistentes: William Torres e Juan Zumba (ambos de El Salvador)
Matéria original Correio 24h Espanha vence Nigéria e enfrentará Itália nas semifinais