icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Meia Maratona da Bahia: ainda dá tempo de se preparar para prova

Com largada no Jardim de Alah no dia 1º de junho, corrida tem percursos de 5km, 10km ou 21km

foto autor

05/05/2014 às 10:25 • Atualizada em 27/08/2022 às 4:57 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Que tal participar de uma corrida com toda a família? Anote aí, ainda dá tempo de se preparar para participar da Meia Maratona da Bahia, dia 1º de junho, com largada no Jardim de Alah, a partir das 7h. Para quem já vem treinando ou é atleta experiente, os percursos de 10km ou 21km são opções viáveis.
Para os novatos, no entanto, melhor mesmo é fazer um treino voltado para correr a prova dos 5km - já que falta menos de um mês até a largada. “A primeira atitude é procurar um profissional de educação física para fazer uma atividade de adaptação em três dias por semana”, explica Advan Ribeiro, coordenador de atividades coletivas da academia Bodytech.
“Um profissional pode fazer avaliação melhor, indicar uma alimentação balanceada e a hidratação antes e depois da atividade”, reforça. Com os devidos cuidados, dá pra uma família inteira (com adolescentes acima dos 14 anos) correr a prova.
Mas é bom ressaltar que a avaliação física e as instruções de treino e alimentação de um membro não valem para os outros. “Tem que se respeitar a individualidade fisiológica de cada um. Todos fazem suas consultas e avaliações particulares porque existe uma variação de um para o outro”, explica Ribeiro. Nada de passar dieta ou treinos adiante. INSCREVA-SE NA PROVA AQUI
Cuidados - Na corrida do dia 1º de junho, os adolescentes acima dos 16 anos podem correr qualquer uma das três provas. Já os de 14 a 16 anos, apenas a de 5km. “Correr é uma atividade comum nos jovens, mas uma coisa é brincar e outra é participar de uma corrida. Não há problema nenhum se procurar um profissional”, alerta o professor de Educação Física.
Já com os mais velhos, a preocupação é com cardiopatias, ou seja, doenças relacionadas ao coração. Caso a pessoa não saiba que possui um problema desse tipo, uma corrida mal orientada pode até causar um infarto. Por isso a importância do acompanhamento e autorização médica.
“Não é indicado que se faça por conta própria. Quem vai dizer o tipo de atividade é o médico. Ela é controlada pelo exame de cada um. Existe uma zona de batimentos cardíacos mínima e máxima”, explica Ribeiro. O importante mesmo é aliar atividade física, lazer e saúde. Assim, correr faz bem em qualquer idade. Matéria original: Jornal Correio* Meia Maratona da Bahia: ainda dá tempo de se preparar para a prova

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes