Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > festival de verão
Whatsapp Whatsapp
Cinema, música e mais

Festival de Verão: cinco curiosidades sobre Seu Jorge

Cantor e compositor se apresenta no Festival de Verão ao lado de Mano Brown, no dia 28 de janeiro

Julli Rodrigues • 04/12/2023 às 11:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Cantor, compositor, multi-instrumentista e ator, Seu Jorge é uma das atrações do Festival de Verão Salvador 2024, no domingo, 28 de janeiro. O artista carioca vai receber no palco a participação especial do rapper Mano Brown, em uma mistura que não vai deixar ninguém parado.


				
					Festival de Verão: cinco curiosidades sobre Seu Jorge
O cantor e compositor Seu Jorge. Foto: Fábio Nunes / Divulgação

Revelado no fim dos anos 90, como vocalista da banda Farofa Carioca, Seu Jorge tem uma trajetória múltipla e marcada por diversas curiosidades. O iBahia selecionou cinco fatos interessantes da vida e da obra do artista para você ficar por dentro antes do show.

Leia mais:

Confira:

"Seu" é de senhor?

O perfil de Seu Jorge na plataforma Spotify aponta que o nome artístico dele vem, naturalmente, da abreviação de "senhor". Há vinte e cinco anos, no entanto, o artista dava uma definição bem diferente para a sua alcunha, como explicou em entrevista à cantora Fernanda Abreu na revista de Domingo do Jornal do Brasil: "Todo mundo pensa que sou um senhor. Mas Seu Jorge não vem de uma formalidade de tratamento. É uma forma de me posicionar. Sou seu amigo, seu camarada, seu conselheiro. É um personagem que estou desenvolvendo. Continuo sendo Jorge Mário da Silva".

Raízes profundas no samba


				
					Festival de Verão: cinco curiosidades sobre Seu Jorge
Jovelina Pérola Negra e Dudu Nobre: tia e primo de Seu Jorge. Foto: Reprodução

Seu Jorge é sobrinho de Jovelina Pérola Negra (1944-1998), uma das grandes divas do samba. Além disso, o músico é primo de primeiro grau de outro grande nome do gênero musical: Dudu Nobre. O parentesco entre os dois foi abordado pelo intérprete de "A Grande Família" em diversas entrevistas. "Hoje a gente não convive. A gente convivia quando éramos mais moços. Ele morava na casa da minha mãe. A mãe dele também, a Tia Sula. A gente tem uma vivência de rua, cresceu na rua, na pista", disse Nobre, em entrevista ao Flow Podcast, em 2020.

Cidadão caboverdiano

No último ano, Seu Jorge deu entrada na solicitação de cidadania de Cabo Verde, país formado por um conjunto de ilhas na costa da África Ocidental. A solicitação foi feita após o artista descobrir que a prima Lucinha Nobre, irmã do sambista Dudu Nobre, havia conseguido documentos de uma ancestral distante que foi trazida de Cabo Verde para o Brasil na condição de escravizada. Em novembro, o ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos, informou à agência Lusa que para conceder a cidadania, foi necessária a identificação do registro de casamento da bisavó do artista na igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Santo Antão.

Ator premiado


				
					Festival de Verão: cinco curiosidades sobre Seu Jorge
Seu Jorge em cena no filme "Marighella". Foto: Divulgação

Seu Jorge se divide entre a música e a atuação desde o início da carreira. São mais de 20 personagens em filmes. Nos últimos dois anos, o artista ganhou ainda mais destaque no cinema com os papéis do guerrilheiro Carlos Marighella, no longa "Marighella" (2019); e André, em "Medida Provisória" (2022). Pela atuação como Marighella, Seu Jorge levou prêmios nacionais e internacionais, sendo laureado como Melhor Ator no Festival Internacional de Filmes da Índia, em 2019, e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2022.

Quase foi Jimi Hendrix no cinema

Foi justamente para se dedicar mais à atuação que Seu Jorge se mudou para os Estados Unidos, em 2013. À época, a imprensa noticiou que o artista já tinha acertado com uma produtora para fazer o papel do ícone do rock Jimi Hendrix (1942-1970), no filme "Jimi: Tudo a Meu Favor", de John Ridley. No entanto, o papel acabou nas mãos do cantor Andre 3000, do duo Outkast.

Veja mais curiosidades sobre artistas confirmados no FV24

Festival de Verão Salvador 2024

  • Quando: Sábado (27) e domingo (28)
  • Abertura dos portões: 15h
  • Onde: Parque de Exposições de Salvador
  • Classificação: 16 anos. Menores de 16 anos poderão ter acesso acompanhados pelos pais ou responsável legal.
  • Vendas On Line: Sympla
  • Vendas Físicas: Lojas South no Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Shopping Center Lapa e Shopping Paralela
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FESTIVAL DE VERÃO :

Ver mais em Festival de verão