Mapas Juninos

Prática e divertida: aprenda como fazer paçoca de colher

A versão nos copinhos e que pode ser degustada de colher é uma ótima alternativa para um doce que já é tradição na mesa do São João

Redação iBahia
15/05/2016 às 15h02

2 min de leitura
Prato típico e muito requisitado durante os festejos juninos, a paçoca tem seu espaço garantido. Para os apreciadores dessa iguaria, a versão nos copinhos e que pode ser degustada de colher é uma alternativa prática e divertida para um doce que já é tradição na mesa do São João.De origem indígena, a paçoca tradicional é feita à base de farinha de mandioca e carne seca, mas sua versão doce seria uma adaptação brasileira da pasta de amendoim americana. Simples de fazer, o modo de preparo desta delícia não tem segredo e, por isso, é perfeito para todos que apreciam a típica culinária junina. Confira a receita:

Ingredientes500 g de amendoim sem pele tostado
1 lata de leite condensado
1 1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de creme de leite sem soro
Amendoim moído para decorar 

Modo de Preparo
Moa o amendoim grosseiramente. Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite e a manteiga. Cozinhe em fogo brando, mexendo sem parar até começar a desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, misture o amendoim e o creme de leite, logo em seguida, distribua em copinhos e decore com amendoim moído. Sirva quente ou fria.