Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > interior da bahia
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Saúde

Amamente UNEB: conheça o aplicativo de orientação a lactantes

Em comemoração ao Agosto Dourado, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) reforça o lançamento do aplicativo Amamente UNEB

Julia Gabriela • 09/08/2024 às 15:28 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Agosto Dourado promove o aleitamento materno e, em comemoração a data, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Juazeiro, lança o aplicativo Amamente UNEB, projeto da professora Dr. Gilvânia Paixão, com o intuito de facilitar o período de amamentação de muitas mães.


				
					Amamente UNEB: conheça o aplicativo de orientação a lactantes
Amamente UNEB: conheça o aplicativo de orientação a lactantes. Foto: Elza Fiuza/ABr

A campanha do Agosto Dourado é uma ação que promove a importância do aleitamento materno. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o aleitamento materno protege o bebê de inúmeras doenças, como também cria laços entre a mãe e seu filho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

"É o momento de mostrar a importância da amamentação, como de fato o aleitamento materno pode ser benéfico para o bebê a curto, médio e longo prazo. Ao longo de sua vida, ele (bebê) vai colher benefícios já comprovados cientificamente. O Agosto Dourado vem para reforçar toda essa importância social e ambiental do aleitamento.", afirma a Dr. Gilvânia Paixão.

A cor dourada representando a causa - a tonalidade foi escolhida pela OMS por simbolizar o néctar, leite materno visto como um "alimento de ouro".

Aplicativo Amamente UNEB auxilia gestantes, lactantes e toda rede de apoio

A professora e enfermeira obstetra Gilvânia Paixão trabalha desde 2011 na área da educação, mas foi apenas no ano de 2016 que ela passou a aprofundar nas questões obstétricas. "Em 2016 eu comecei a trabalhar com questões relacionadas a amamentação, desenvolvendo pesquisas e extensão", comenta a professora.

O aplicativo surgiu a partir de um Projeto de Desenvolvimento Tecnológico realizado com o apoio do edital "Pró Inovação", financiado pela UNEB. O aplicativo foi desenvolvido para informar e auxiliar gestantes, lactantes e toda a rede de apoio sobre o processo da amamentação.


				
					Amamente UNEB: conheça o aplicativo de orientação a lactantes
Amamente UNEB: conheça o aplicativo de orientação a lactantes. Foto: Freepik

O interesse de Gilvânia para a criação do aplicativo começou em 2018, com o nascimento de seu primeiro filho, ela notou a falta de informações prática acerca da amamentação, principalmente no processo de puerpério.

"Em 2018, quando eu tive meu primeiro filho, eu passei pelo processo de amamentar e ali naquele momento não era mais uma profissional, era uma mãe. Então eu tive minhas dificuldades e vi momentos que eu procurava conteúdo, não teórico, porque eu já sabia. Eu queria ouvir outras mulheres que passaram por algum desses processos e não conseguia encontrar nenhum material de fato técnico sobre a amamentação. Isso foi despertando meu interesse.", explica Gilvânia.

Então, ela começou a trabalhar na ideia do aplicativo Amamente. No entanto, ela só conseguiu colocar em prática a criação do aplicativo em 2023, quando saiu o resultado do edital "Pró Inovação".

Onde encontrar o Amamente UNEB?

O lançamento do aplicativo foi em agosto de 2023, porém foi apenas em 2024 que o projeto conseguiu ajustar os problemas para que funcionasse corretamente. O Amamente UNEB está disponível para Android (Play Store) e no site do Amamente. Para iOS, o aplicativo está em processo de implementação.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM INTERIOR DA BAHIA :

Ver mais em Interior da Bahia