icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Pau Brasil

Oito pessoas são presas por morte de líder indígena no sul da Bahia

Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos na segunda (19); presos estão envolvidos no assassinato de líder indígena no sul da Bahia

foto autor

Brenda Santos e Ketheleen Serra

20/08/2024 às 10:23 • Atualizada em 20/08/2024 às 12:28 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Oito pessoas foram presas em uma operação policial na manhã desta segunda-feira (19), em Pau Brasil, no sul da Bahia. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil (PC) durante a Operação “Para-Raios”, que investiga a morte do Cacique Lucas Santos de Oliveira, conhecido como Lucas Kariri-Sapuyá, que ocorreu em dezembro do último ano.


				
					Oito pessoas são presas por morte de líder indígena no sul da Bahia
Oito pessoas suspeitas de matar Cacique são presas em Pau Brasil. ​Foto: Reprodução/Redes Sociais

As investigações apontam que o Cacique foi morto durante uma emboscada, por uma dupla que estava numa moto, no dia 21 de dezembro de 2023, no Território Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

De acordo com a Polícia Civil, o indígena foi assassinado quando chegava na reserva. Ele também estava de moto, com uma criança na garupa, quando foi interceptado pelos homens. A vítima foi baleada e não resistiu aos ferimentos. Em seguida, os suspeitos fugiram. A criança não foi atingida.

O Cacique tinha 31 anos quando foi morto, e deixou 4 filhos. Ele também era agente comunitário de saúde, coordenador regional do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas, conselheiro dos Povos Indígenas da Bahia e conselheiro da Saúde Indígena Estadual.

A vítima foi enterrada num cemitério dentro da reserva, após um ritual de despedida dos indígenas.

Suspeitos de matar Cacique são presos: mega operação contou com 200 policiais

A Operação Para-Raios contou com recursos de inteligência policial. Cerca de 200 policiais civis participaram da ação liderada pela Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF/Gemacau). Além disso, foram apreendidas duas armas de fogo, 11 celulares, porções de entorpecentes, balanças de precisão e munições.


				
					Oito pessoas são presas por morte de líder indígena no sul da Bahia
Oito pessoas são presas por morte de líder indígena no sul da Bahia. Foto: Divulgação/Ascom-PC

Fizeram parte da ação equipes dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Inteligência Policial (DIP), além da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter). As equipes dividiram-se em áreas urbanas e rurais das cidades da região.

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Brenda Santos e Ketheleen Serra

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo! Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Interior da Bahia