Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > interior da bahia > vitória da conquista
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Vitória da Conquista

Empresária conquistense torna-se pioneira em serviço de lavanderia

Após experiência em Aracaju, Lais Almeida decide investir em Vitória da Conquista e já pensa em expandir o negócio

Joana Miranda • 09/07/2024 às 6:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A conquistense Lais Santana Barboza de Almeida, 37 anos, tornou-se pioneira no serviço de lavanderia autosserviço, também conhecida como lavanderia self-service, ou lavanderia de autoatendimento, na cidade no sudoeste baiano. Tudo começou diante de uma necessidade e a empresária já pensa em expandir o negócio em Vitória da Conquista.


				
					Empresária conquistense torna-se pioneira em serviço de lavanderia
Empresária conquistense torna-se pioneira em serviço de lavanderia. ​Foto: Reprodução/ Redes sociais

Durante uma viagem de fim de ano, a empreendedora passou por uma experiência que transformou a sua vida. Seu filho, Afonso, tinha cinco meses e eles decidiram fazer a primeira viagem em família para o réveillon em Aracaju, em Sergipe. No final da viagem, todas as roupas do filho estavam sujas e sem saber o que fazer, Lais procurou as lavanderias convencionais, porém nenhuma tinha disponibilidade devido à data. Ela, então, decidiu fazer pesquisas online e encontrou uma que atendia a sua necessidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

A empresária tinha a impressão de que essas lavanderias eram inacessíveis e distantes. Ao ter sua primeira experiência, percebeu que estava errada.

"Usei o serviço e achei uma maravilha. Em uma hora e vinte minutos, estava com as roupas dos meus filhos lavadas, cheirosas, secas e prontas para usar. Foi aí que deu um estalo na minha mente. Se isso foi uma necessidade minha, também pode ser de outras pessoas, então vou transformar essa necessidade em um negócio", relembra a empreendedora.

Ao retornar para Vitória da Conquista, Lais começou a estudar sobre o negócio e sobre as opções dentro das lavanderia de autosserviço, utilizando como base o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae ) e a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Depois de muito estudo, Lais conheceu a Lavô, uma franquia com mais de 600 unidades no Brasil e que ganhou mais uma unidade em Vitória da Conquista em abril de 2023, tendo a empreendedora à frente do negócio. "Hoje, já aposentei a minha máquina de lavar, faço tudo na Lavô”, afirma a empresária.

Lais é formada em administração e pós-graduada em política e estratégia. Ela afirma que a sua experiência na área facilitou as adversidades vivenciadas na Lavô. "Empreender no Brasil não é fácil, ainda mais trazer uma novidade, que é uma mudança cultural para a região. Confesso que a minha experiência profissional em gerenciar e na parte financeira me proporcionou um direcionamento e um foco maior quando tinha-se problemas".

Após experiência em Aracaju, Lais Almeida decide investir no município e já pensa em expandir o negócio Vídeo: Reprodução/ Laís Santana

Referências na família da empresária conquistense

O desejo de empreender, para Lais, é bem anterior à viagem para Aracaju, onde a necessidade de mercado se tornou clara para a empreendedora. Influenciada pela mãe e a avó, o empreendedorismo sempre esteve presente dentro de casa.

“Eu sempre tive a influência de duas mulheres de minha família. Dona Noélia, minha avó, era empreendedora e sempre estava atenta a novas oportunidades de renda extra. Minha mãe, em Salvador, era responsável por gerenciar uma oficina de chaparia e pintura de carros, o que era um diferencial, pelo fato da maioria das oficinas serem lideradas por homens. Essas duas mulheres sempre serão referências para mim, e é por isso que eu tenho tanta garra e determinação para encarar os desafios da vida", destaca Lais.

Planos para expandir o negócio de lavanderia

Atualmente, a empreendedora pensa em expandir os negócios, além de abrir uma nova unidade da franquia e investir em outros segmentos. “Estamos nos organizando para inaugurar a segunda unidade da Lavô para que mais pessoas conheçam esse serviço. Quero também identificar outras soluções que ainda não existem e trazer para Vitória da Conquista e, quem sabe, poder compartilhar meu conhecimento. São mais de 15 anos trabalhando em gestão de empresas, quero ajudar pessoas”, fala Almeida.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM VITÓRIA DA CONQUISTA :

Ver mais em Vitória da Conquista