Meu Primeiro Apê

Como ter uma varanda gourmet no seu apartamento?

Muita gente não sabe como aproveitar o espaço da melhor forma e de acordo com as suas necessidades

Especial de Conteúdo
Oferecimento
A varanda de um apartamento tem o potencial de ser o ambiente ideal para receber convidados, fazer uma refeição e relaxar. O fato de ser arejado, mesmo que não seja grande, ajuda nessa função. No entanto, muita gente não sabe como aproveitar o espaço da melhor forma e de acordo com as suas necessidades.

A expressão "varanda gourmet" às vezes assusta, por dar a impressão de ser algo difícil de ter ou montar. Porém, sem precisar desativar outros cômodos ou fazer grandes reformas, é possível transformar o espaço em um ótimo local de convivência.
Foto: Reprodução / Instagram
Para tornar a varanda gourmet real, o primeiro passo é fazer uma extensão da sua cozinha na varanda. A parede pode acomodar armários para armazenar itens essenciais para encontro com amigos e reuniões gastronômicas. Uma boa ideia também é colocar um frigobar no local, para não precisar se deslocar a todo instante até a cozinha para pegar as bebidas geladas e comidas que precisam estar refrigeradas. Para acomodar os amigos, uma mesa e algumas cadeiras ou puffs já são o suficiente.

Aposte também nos vasos de plantas, já que a aproximação com a natureza melhora a qualidade do ambiente. Uma boa ideia é o jardim vertical, se sua varanda não tiver muito espaço. Esse tipo de jardim deixa o cômodo mais charmoso e não ocupa espaço.

Se sua varanda não é tão grande, uma dica é definir mudanças que dão a sensação de amplitude do espaço. Por exemplo, investir no nivelamento do piso da varanda com a sala. Se puder investir em porcelanato, a pedra garantirá mais sofisticação e praticidade ao limpar. Já se quiser conforto, prefira em pisos que imitam madeira.

Outra opção é fazer da sua varanda gourmet uma extensão de seu espaço interno, no caso, a sala. Com essa ampliação, para controlar a entrada de vento e chuva, você pode colocar vidros na varanda. Dessa forma também o espaço fica livre para receber móveis maiores, como sofás e poltronas.