Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > minha salvador
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
MINHA SALVADOR

Confira dez lugares para fazer ensaios fotográficos em Salvador

Fotógrafos conversaram com o iBahia e deram dicas de bons locais para fazer fotos deslumbrantes, que vão dos mais clássicos a novas opções

Redação iBahia • 09/03/2017 às 12:05 • Atualizada em 27/08/2022 às 4:35 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Flent

Foto: Diário de Imagens

Com paisagens incríveis e pontos turísticos interessantes, Salvador é aquele tipo de cidade que poderia se dizer que "sai bem na foto". Se sendo a protagonista a capital baiana não decepciona, de plano de fundo de ensaios fotográficos a situação se repete.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

As praias, as áreas verdes e até mesmo as regiões urbanas são excelentes para quem quer achar o lugar ideal para ser fotografado - seja em ensaio pré-casamento, de gestante, em família, de moda e por aí vai. Pensando nisso, o iBahia listou 10 lugares para colocar no radar quando o assunto é fotografia. Mas, para isso, conversamos com quem entende de verdade do assunto. Os fotógrafos Leogump Carvalho, da Diário de Imagens, Raoni Libório, da Um Ponto Dois Imagem, Nathália Queiroz e Rodrigo Uzêda deram suas sugestões e dicas; confira!

Barra
Não tem como não pensar em Salvador e não pensar na Barra. Um dos bairros mais visitados da cidade, tem pelo menos três pontos interessantes e capazes de gerar um bom ensaio fotográfico.

O Porto da Barra é uma das praias mais queridas dos baianos e isso inclui também aqueles que estão atrás de um bom cenário para fotos. E tem até pontos específicos para conseguir uma boa imagem. “Lá, quando a maré está baixa, tem uma pedra que forma uma espécie de rosto. É como se fosse a marcação do local onde se faz ensaios, já que de lá é possível pegar o por do sol”, conta o fotógrafo Rodrigo Uzêda.

Ainda no bairro, outras boas opções são o Forte de São Diogo (mediante autorização) e Farol da Barra. Mas é bom lembrar que o dia que a foto será feita é importante nesses casos. “Se a pessoa tem o sonho de pousar no Farol da Barra, por exemplo, não pode ser no final de semana, porque vai está muito cheio, então inviabiliza. Em um lugar muito movimentado tem que ser durante a semana”, ressaltou Leogump Carvalho, um dos fotográfos da empresa Diário de Imagens.

Forte Mont Serrat e Ponta do Humaitá

O Forte de Monte Serrat é um dos mais antigos e tradicionais da história da antiga colônia e atrai muitos casais em buscas de fotos que unam a beleza do forte e sua arquitetura, o mar e o incrível pôr do sol da Ponta de Humatiá.

Santo Antônio Além do Carmo
Um exemplo de zona urbana para fotos é o Santo Antônio Além do Carmo. Situado entre o Pelourinho e o Barbalho, e pode se passar por uma cidade do interior, com seu chão de pedra e bares ao redor. Esse cenário pode explorado por um casal, por exemplo, que goste de um ar mais "vintage". "É possível fazer uma linha mais diferente em locais fechados também, um bar, um pub, algo com uma linha mais 'retrô'", lembrou Raoni.

Foto: Um Ponto Dois Imagem


Parque da Cidade
O Parque da Cidade é ideal para quem quer fugir das praias. Além disso, no local existem trilhas e um anfiteatro que também pode ser explorado para fotos.

“Com a reforma e mais segurança, ficou ainda melhor para tirar fotos. A grande quantidade de árvores presentes no local faz dele um excelente cenário para um ensaio natural, ao ar livre”, opinou a fotógrafa Nathália Queiroz.

Pelourinho
O Centro Histórico de Salvador é um dos cartões postais da cidade e também é capaz de ser plano de fundo de ótimos ensaios fotográficos. Diferentemente dos lugares citados acima, que exploraram as belezas naturais, o Pelourinho é um lugar onde o que se destaca são as cores e a arquitetura. "É uma opção urbana em Salvador", destacou Leogump Caravalho.

Foto: Diário de Imagem


Ribeira

Citada pelos quatro fotógrafos entrevistados, a região da Ribeira é mais uma área que rende bons ensaios em Salvador. Localizado na Cidade Baixa, é um dos bairros mais antigos da cidade. É famoso por ter vista para o mar e como cenário algumas embarcações. Além disso, possui uma das sorveterias mais tracionais da capital: a Sorveteria da Ribeira. E o sorvete - com seus sabores de diversas cores - pode ajudar a compor o ensaio.

Praia de Inema
A Praia de Inema também é menos conhecida tanto pelos soteropolitanos quanto pelos turistas, mas que "esconde" belezas em São Tomé de Paripe. É lá que fica localizada a Base Naval de Aratu, onde pode se fazer fotos de todos os estilos - como o ensaio de gestante da foto acima.

Foto: Nathália Queiroz


Solar do Unhão e MAM
Conhecido pela bela vista, o Solar do Unhão e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) é um dos cenários mais requisitados para ensaios em Salvador. Já o pôr do sol é um "espetáculo à parte" e garante excelentes fotos.

Praça dos Eucaliptos
No meio da "confusão" de um dos maiores bairros de Salvador, a Pituba, a Praça dos Eucaliptos é ideal para quem quer fotos com muito verde. Os grandes e bonitos eucaliptos presente na praça, a transformam em um belo cenário", destacou Nathália. É mais uma boa opção de beleza natural na capital baiana.

Praia do Tubarão
Uma praia menos explorada do que as citadas anteriormente, a Praia do Tubarão é uma das belezas do Subúrbio de Salvador. Ela foi lembrada por Nathália Queiroz. "Lá tem uma beleza natural incrível, com um grande paredão rochoso que serve como cenários para ensaios", destacou.

Foto: Um Ponto Dois Imagem


Subindo...
A gente listou dez lugares em Salvador, mas sabemos que não para por aí. Se "subirmos", outras várias opções surgem para se fazer um ensaio: Villas, Busca Vida - boas opções nos condomínios - Jauá, Guarajuba, Itacimirim, Praia do Forte e Imbassaí são destinos bastante conhecidos e aproveitados por fotógrafos e fotografados. E ainda há ainda lugares menos explorados, como a Reserva de Sapiranga. "Lá é possível encontrar uma vegetação legal, além de trilhas e rios", contou Raoni Libório.

O cliente é quem manda
Os fotógrafos podem dar dicas, auxiliar e fazer com que os clientes "pensem fora da caixinha", mas, no final, tudo depende deles. Quando é um ensaio pré-casamento, tanto Leogump Carvalho e Raoni Libório afirmam que o mais importante é chegar em algo que seja a cara do casal. "O ponto de partida é ver o que o casal quer. Se eles não souberam, a gente ajuda a descobrir", ponderou Leogump.

Segundo os profissionais, alguns clientes buscam uma coisa diferente, que saia dos "clichês" praia ou parque. "Já tem uma galera agora que está querendo sair dessa coisa de praia e partir para umas coisas diferentes. E aí cabe a gente sentar com eles e ver esse diferente; se seria resgatar a história deles, em um lugar que eles gostam de ir ou que tenham afinidades", disse.

Para Raoni, pensar em cada casal individualmente e buscar a essência deles na fotografia é o grande desafio. "O desafio maior é esse. É muito difícil sair do óbvio, porque os clientes que não trabalham com isso não têm essa referência. Eles já são condicionados a querer ensaios em locais mais comuns, como Praia do Forte e Farol da Barra. Nem sempre os locais são diferentes, mas o formato das fotos sim, porque lógico que cada casal tem sua história e a gente explora isso", pontuou.

Dica básica
Para quem quer fotografar ou ser fotografado ao ar livre, uma dica primordial é: fique atento ao horário. Os fotógrafos indicam que existem dois bons momentos para se fazer este tipo de ensaio: ou de manhã bem cedo ou no final da tarde, pegando o pôr do sol. O primeiro, dependendo da época do ano, a partir das 6h até às 9h. "Depois já não funciona, porque o sol fica muito forte, fica muito no alto e aí cria muitas sombras nos rostos. E incomoda também, então a expressão da pessoa já fica outra", ponderou Raoni. A outra opção das 15h30 até o sol se pôr.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MINHA SALVADOR :

Ver mais em Minha Salvador