Um ataque terrorista na Síria matou pelo menos 125 pessoas, incluindo 68 crianças, que estavam sendo retirados das localidades sitiadas e leais ao regime sírio. O atentado foi com uma caminhonete-bomba e aconteceu no sábado(15) contra um comboio de ônibus. As informações são da BBB.
O alto número de crianças é motivado, de acordo com o jornal, com o fato do caminhão usado no ataque ter distribuído batatas fritas para atrair as pessoas. Com isso, muitas crianças acabaram ficando próximas ao local no qual aconteceu a explosão.
O ataque é um dos mais violentos em mais de seis anos de guerra. Os mortos eram em maioria moradores dos vilarejos de al-Foua e Kefraya, na província de Idlib, mas incluíam combatentes rebeldes que realizavam a segurança do comboio. No local, restaram os ônibus carbonizados e, ao lado de uma cratera, uma caminhonete, provavelmente a utilizada no ataque, completamente destruída.
O regime sírio acusou pelo atentado os “grupos terroristas”, termo utilizado pelo governo para designar rebeldes e extremistas. Não houve reivindicação de responsabilidade pelo ataque e a principal oposição armada da Síria condenou o ataque a bomba, com grupos lutando sob a bandeira do Exército Livre da Síria descrevendo-o como um “ataque terrorista traiçoeiro”.
O secretário-geral adjunto de assuntos humanitários e coordenador dos serviços de emergência da ONU, Stephen O’Brien, disse estar “horrorizado” por este ataque “monstruoso e covarde”. Seus autores “demonstraram uma descarada indiferença pela vida humana”, ressaltou.
Veja também: