Ao comprar um carro novo na Fiat, os motoristas recebiam, além da papelada usual, um “Manual de bom uso” com regras de conduta que incluía recomendações machistas. O panfleto indica, por exemplo, como o condutor — chamado de macho alfa — deve se comportar ao ver uma mulher.
O coletivo Ni una a menos usou sua página no Facebook para denunciar o caso, compartilhando fotos das páginas do panfleto. Em uma delas, a recomendação é para que o condutor, se acompanhado por uma mulher, peça que ela sente no banco de trás se a saia dela for muito curta. A justificativa? “Manter nossa concentração”, diz o panfleto, que acrescenta: “Se a saia não for tão curta, mas você tiver a mão grande, que (a mulher) também viaje atrás”.
O motorista também é orientado para a hora de escolher seu copiloto, que deve conversar com o condutor, ou pelo menos contar piadas. Mas há uma alternativa: “no caso de ser uma garota, pelo menos que tenha lindas pernas”. Após o caso começar a repercutir nas redes, a Fiat Argentina se manifestou em seu perfil no Twitter, no qual informou que o “manual de bom uso foi retirado de circulação”. A empresa ainda lamenta que "tenha havido este impacto, já que seu desenvolvimento nunca teve como objetivo faltar com respeito à comunidade”.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade