A modelo belga Hanne Gaby Odiele, de 29 anos, que foi eleita por um júri especializado do site "Models.com" como a modelo de melhor estilo do ano de 2016, revelou ser intersexual. Em entrevista ao programa "USA Today", ela contou ainda que precisou se submeter a uma cirurgia para retirar os testículos com apenas 10 anos de idade.
"É muito importante para mim, nesse momento da minha vida, quebrar esse tabu (sobre ser intersexual)", disse Odiele, que acrescentou: "Nesse momento, com minha idade, parece ser perfeitamente certo falar sobre isso".
Indivíduos intersexuais nascem com características sexuais - como genitais e cromossomos - que não podem ser definidas especificamente como masculinas ou femininas. Segundo a Organização das Nações Unidas, apenas 1,7% da população mundial nasce com traços intersexuais.
No caso de Odiele, ela nasceu com uma condição chamada Síndrome de Insensibilidade Androgênica, na qual uma mulher nasce com cromossomos XY, tipicamente encontrados em homens. Neste caso, a modelo nasceu com testículos que não se desenvolveram e ficaram dentro de seu corpo.
Aos 10 anos de idade, então, seus pais foram orientados por médicos a removê-los. "Eu podia desenvolver um câncer e não me desenvolveria como uma garota normal", conta Odiele sobre a importância da cirurgia. "Eu soube em um determinado momento após essa cirurgia que não poderia ter filhos. Eu não ficava menstruada. Eu sabia que tinha algo errado comigo". Somente neste momento os pais à modelo sobre a condição dela.
Aos 18 anos, Odeile precisou se submeter a uma nova cirurgia. Desta vez para reconstruir sua vagina. "Não é grande coisa ser intersexual", ela diz. Mas explica que se seus pais tivessem conversado com ela sobre sua condição sexual mais cedo, seria mais fácil lidar com essa situação. "Se tornou um grande trauma o que eles fizeram. Se eles tivessem sido honestos desde o início...", diz.
Odiele, natural de Kortrijk, cidade belga, é atualmente casada com o também modelo John Swiatek.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade