Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Carro parado na garagem? Saiba como cuidar dele e evitar danos

Especialista reuniu dicas de manutenção e limpeza para os veículos nesse período

Redação iBahia • 07/05/2020 às 14:51 • Atualizada em 29/08/2022 às 1:12 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Por causa das medidas de isolamento social para evitar o avanço do novo coronavírus, a maioria da população tem passado mais tempo em casa. Com isso, quem tem carro, está com ele parado na garagem mais do que o habitual. Mas isso pode trazer danos ao veículo? Quais os cuidados necessários?

Para evitar situações de urgência ou falhas quando ele voltar a circular com mais frequência, Silvio França, Supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da Petroplus – STP do Brasil, elaborou algumas dicas de manutenção e limpeza ideais para serem feitas regularmente. Confira abaixo:

Óleo e motor
Um dos principais pontos de atenção para manter o bom funcionamento do veículo são os cuidados com os freios e o óleo do motor. É necessário realizar a troca constante do fluído de freio de acordo com a recomendação do fabricante, além da troca de óleo do motor, responsável por realizar toda a lubrificação do sistema, garantindo melhor performance e a circulação dos pistões na câmara de combustão.

Pneus e bateria
Por terem contato direto com a superfície do chão, os pneus sofrem muito desgaste, o que torna muito importante manter a calibragem em dia e de acordo com a recomendação do fabricante. Se estiver careca, ele também pode ocasionar acidentes e multas, portanto, aproveite a quarentena para realizar a troca.

Opte por fazer um rodízio de pneus, respeitando a periodicidade, a fim de manter as condições exigidas de trânsito quando o isolamento social acabar. Do mesmo modo, é necessário manter em dia o cuidado com a bateria, que após algum tempo sem uso pode apresentar falhas na partida. A recomendação é ligar o veículo todos os dias com o objetivo de garantir o funcionamento completo do sistema. Aliás, se possível, dê uma volta no quarteirão, sempre mantendo as normas de isolamento social recomendadas.

Ar Condicionado e acessórios
A higienização correta não é fundamental somente para o veículo, mas como forma de garantir a saúde do motorista e passageiros contra ácaros e bactérias. Por isso, é necessário remover sujeiras e oleosidade incrustadas no interior do sistema para evitar todos os tipos de bactérias, fungos e ácaros, que se desenvolvem dentro dos dutos e que causam, inclusive, mau cheiro. Sílvio recomenda também a limpeza do assoalho, bancos e portas que hospedam diversos tipos de bactérias com o trânsito interno-externo de pessoas .

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias