Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
Contribuintes

Imposto de Renda 2024: programa será liberado no dia 15 de março

Receita Federal dará mais detalhes sobre a declaração do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023) ainda nesta semana

Mayra Lopes • 04/03/2024 às 20:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (4), a data de lançamento do programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023). Segundo a entidade, o sistema será disponibilizado ao contribuinte a partir de 15 de março, mesma data do início da temporada de envio do documento.


				
					Imposto de Renda 2024: programa será liberado no dia 15 de março
Receita Federal dará mais detalhes sobre a declaração do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023) ainda nesta semana. Foto: Agência Brasil

O programa poderá ser baixado em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS. Além disso, o procedimento poderá ser realizado pelo computador. O contribuinte pode baixar baixar o sistema através da página oficial da Receita Federal. Ou preencher as informações da declaração no formato online.

Leia mais:

A opção da declaração via pré-preenchida também estará habilitada. Entre as informações disponibilizadas estão: rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, que são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos.

Leia mais


				
					Imposto de Renda 2024: programa será liberado no dia 15 de março
Declaração do Imposto de Renda 2024 poderá ser feita até o dia 31 de maio. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Vale pontuar que o período da declaração segue até o dia 31 de maio de 2024. Na quarta (6), a Receita Federal divulgada, em coletiva, todas as novas regras deste ano.

Informe de Rendimentos do Imposto de Renda 2024

O prazo para as empresas enviarem aos funcionários o informe de rendimentos terminou no dia 29 de fevereiro. Bancos e corretoras de valores devem disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras dos seus clientes no mesmo prazo.

Normalmente, a Receita utiliza as informações para cruzar os dados e determinar quanto cada contribuinte pagou de imposto ao longo do ano passado.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia