O Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, localizado no bairro de Valéria, será reaberto na tarde desta terça-feira (5), em Salvador. As aulas foram suspensas durante a manhã após um operação policial no bairro, impactando 800 estudantes.
Já a Secretaria Municipal de Educação (Smed) informou que as escolas da rede municipal seguirão fechadas nesta terça, em decorrência da sensação de insegurança na região. Foram impactados 1.264 estudantes das seguintes instituições: Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, São Francisco de Assis e Cmei João Paulo I.
Leia também:
Clima de insegurança em Valéria
A manhã de segunda-feira (4) foi de medo para os moradores de Valéria, que tiveram que enfrentar trocas de tiros devido a uma operação policial que acontecia no bairro.
Durante a operação, duas pessoas foram mortas, entre elas o principal líder de uma organização criminosa do bairro, identificado como Pablo Ricardo de Assis Gomes Oliveira, conhecido como "Pablo Escobar".
Segundo a polícia, ele tinha dois mandados de prisão em aberto, por tráfico de drogas e associação para o tráfico de organização criminosa. Além disso, Pablo integrava o "Baralho do Crime", da SSP-BA, catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia.
Ainda durante a ação conjunta, que uniu as polícias Militar, Civil e Federal, cerca de 150 kg de maconha, dois fuzis e dois carros com restrição de roubo foram apreendidos.
Seis granadas, rádios comunicados, balanças de precisão e porções fracionadas de maconha, cocaína, crack, munições e sete aparelhos também foram encontrados pela polícia.
Ônibus ficaram horas sem circular em Valéria
As trocas de tiros e a tensão no bairro também assustaram os rodoviários, que não rodaram no final de linha do bairro até o início da tarde de segunda-feira (4).
De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Mobilidade (Semob), a retomada do atendimento em Nova Brasília de Valéria aconteceu às 12h40.
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!