Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Ideias para gerar renda extra estando empregado ou não

É fundamental pensar fora da caixa e aprender a identificar oportunidades geradas pela crise para que possa construir novas opções de renda

Redação iBahia • 21/04/2020 às 17:45 • Atualizada em 27/08/2022 às 4:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Aprender novas formas de gerar renda nesta crise causada pelo Coronavírus pode não ser uma opção, mas uma obrigação para manutenção da vida e saúde das famílias brasileiras. Algumas pessoas podem ser assintomáticas e não sofrer com a contaminação do COVID-19, mas ninguém está imune aos efeitos devastadores que estão sendo gerados na economia.
A rápida disseminação gerou uma crise sem precedentes. Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas), pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas encerraram suas atividades e 9 milhões de colaboradores foram desligados de seus empregos devido aos efeitos econômicos da pandemia do novo Coronavírus.
Mesmo com o esforço do governo em lançar programas de apoio emergencial aos autônomos e micro empresários e medidas para flexibilização dos contratos de trabalho para manutenção dos empregos, milhões de pessoas vão sofrer com a queda em suas rendas familiares nos próximos meses ou anos.
Visto isto, é fundamental pensar fora da caixa e aprender a identificar oportunidades geradas pela crise para que possa construir novas opções de renda e, assim, atender às necessidades básicas para manutenção da sua vida.
Foto: reprodução
Serviços de entrega (delivery)
Com o isolamento social, serviços de entrega em domicílio se tornaram essenciais para minimizar os riscos de contágio, principalmente para os mais idosos ou as pessoas com outras comorbidade que compõe o grupo de risco.
Desta forma, qualquer indivíduo pode oferecer serviços de entregas a parentes, amigos ou vizinhos que precisam de maior proteção. Você pode fazer as compras de mercado ou feira, desinfetar as embalagens e entregar nas residências em troca de uma pequena taxa.
Para os empreendedores, uma oportunidade pode ser a estruturação de um equipe de entregas (como motoboys, por exemplo) para apoiar pequenos comércios (principalmente aqueles com dificuldade de utilização de aplicativos de entregas) a se manterem ativos.
Serviços de marketing digital
Outra demanda urgente, criada a partir da crise do Coronavírus, foi a necessidade de empresas reestruturarem completamente suas operações comerciais. Atualmente, por conta do isolamento social, ficou muito difícil realizar reuniões presenciais para prospecção, negociação e fechamento de vendas.
Pequenos comércios, principalmente aqueles dependentes de pontos comerciais de alto fluxo de pessoas, sofrem ainda mais. Para a manutenção das vendas e do faturamento da empresa, a saída é o posicionamento da marca, desenvolvimento de campanhas comerciais e estruturas de pagamento 100% online.
E este é um negócio que todos podem aprender. Afinal, é um dos conhecimentos mais disseminados pela Internet, inclusive de forma gratuita. Para quem tiver disposição, pode não ser apenas um modelo de negócio pontual, mas uma oportunidade de estruturar uma carreira de longo prazo nesta área, visto que as demandas de marketing digital só tendem a aumentar nos próximos anos.
Serviços especializados (consultorias, assessorias e prestação de serviços)
Talvez você tenha uma habilidade paralela que nem valorize tanto assim, mas que outras pessoas poderiam pagar para contar com essa ajuda. Você pode ser um bom cozinheiro nas horas vagas, dominar outros idiomas, ter profundos conhecimentos de planejamento financeiro ou fazer artesanatos como hobby.
Essa pode ser a oportunidade para você monetizar as habilidades que construiu ao longo dos anos. As pessoas podem desejar um personal trainer online, que cobraria a fração de uma mensalidade da academia, outros pagariam para ter uma ajuda para aprender a reduzir despesas neste momento de crise e alguns amigos, quem sabe, adorariam ter aulas de inglês com você. Lembrando que todas essas atividades podem ser feitas remotamente com reuniões por Skype ou WhatsApp.
Liste suas habilidades. Escreva tudo que as pessoas dizem que você é bom e te admiram por isso. A sua próxima fonte de renda pode estar aí dentro só aguardando entrar em ação.
A crise chegou e se ainda não bateu na sua porta, ainda irá bater. Como você tem se preparado para este momento? Gastar um pouco de energia agora pode te poupar de enormes desgastes financeiros e emocionais no futuro.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias