icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NOTÍCIAS

Mercedes-Benz convoca recall de três modelos

Problema foi detectado no conector da caixa de direção elétrica

foto autor

Redação iBahia

30/08/2017 às 15:05 • Atualizada em 30/08/2022 às 11:25 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Mercedes-Benz do Brasil Ltda convocou, nesta quarta-feira, recall dos modelos Classes GL, GLS e GLE, fabricados de abril de 2014 a dezembro de 2016, após ter constatado a possibilidade de o conector da caixa de direção elétrica não estar devidamente vedado à entrada de água e umidade em seus contatos, o que pode afetar a transmissão do sinal na unidade de controle e, assim, desativar a assistência elétrica da direção. Tal problema aumenta o risco de acidentes e danos físicos aos usuários e terceiros, diz a empresa em seu comunicado.

Os proprietários dos modelos com os chassis abaixo identificados devem agendar com uma autorizada a realização da substituição do conector e suas vedações e a inspeção da caixa de direção. O início do atendimento está previsto para a partir de 8 de setembro.

Os c

Classes GL e GLS – chassis WDCDF2EW4GA654359 a WDCDF2EW7GA751880

Classe GLE – chassis WDCED7EW7GA015934 a WDCDA2EW8GA773885

Para mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 970 9090 e seusite.

Foto: Reprodução



O que diz a lei sobre recalls

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Notícias