Foi enterrado na tarde desta quinta-feira (14) o corpo do militante do movimento negro e ex-deputado federal Luiz Alberto. A cerimônia foi realizada no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador.
Amigos, familiares e admiradores estavam presentes e continuaram as homenagens iniciadas ainda no velório do político. Entre eles, o cantor baiano Tonho Matéria, que puxou um coro ao som do Ilê Aiyê. Assista abaixo:
Leia também:
Luiz Alberto morreu na manhã de quarta-feira (13), após sofrer um infarto. Ele passou mal ainda na madrugada e foi levado para um hospital na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana (RMS), onde também residia.
O corpo do ex-deputado foi velado na noite do mesmo dia, no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, centro da capital. A cerimônia teve discursos e também uma salva de palmas.
História e homenagens
Luiz Alberto era natural do quilombo Baixa do Guaí, em Maragogipe, cidade do Recôncavo da Bahia. Na vida pública, ele atuou fortemente pela luta de direitos da comunidade negra do Brasil, tendo sido um dos primeiros a tomar a causa racial como bandeira de trabalho no Legislativo federal.
O ex-deputado também foi um dos principais nomes de criação do Partidos dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (Cut).
Luiz Alberto assumiu como deputado federal na Câmara dos Deputados pela primeira vez em 1997, e permaneceu no cargo até 2015. Ele também ocupou o cargo de Em sua trajetória pública também ocupou o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia entre fevereiro de 2007 a 11 de agosto de 2008.
Atualmente, estava nomeado assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia.
Diversas autoridades, entre elas o governador Jerônimo Rodrigues e o ministrada Casa Civil, Rui Costa, manifestaram pesar pela morte do ex-deputado e ativista.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!