A repórter da TV Bahia Giana Mattiazzi, que está no Rio Grande Sul do Sul cobrindo a tragédia climática que atingiu o estado com enchentes e fortes chuvas, se emocionou ao encontrar a tia em um abrigo.
Durante o Bahia Meio Dia desta sexta-feira (17), Giana Mattiazzi explicou que o encontro aconteceu após ela precisar cortar caminho para chegar até Porto Alegre - capital do estado. Devido às condições das estradas, as viagens têm sido mais longas e passando por diversas cidades até o destino.
Leia também:
"Quando eu cheguei em São Leopoldo, a gente teve que fazer um desvio muito grande para chegar aqui, a Porto Alegre. Nesse desvio, quando eu olhei no mapa, a gente passou por Lomba Grande, num bairro chamado Feitoria, e, nesse bairro, a minha tia tinha me dito que é a escola onde ela está abrigada", contou.
Giana foi até o abrigo e conversou com a tia, que precisou deixar a casa onde vivia por causa as enchentes. A repórter entrevistou a familiar e a perguntou sobre os momentos difíceis dos últimos dias.
"Eu particularmente acredito que não perdemos nada. E isso nos conforta. [...] A gente decidiu sair e o socorro foi feito por voluntários, barco da Defesa Civil e caímos aqui, no abrigo, que é o nosso sétimo céu", disse explicando que precisou deixar a casa onde viviam pela janela.
Logo em seguida, Giana Mattiazzi não conteve as lágrimas ao falar sobre a emoção de reencontrar a tia e vê-la bem e acolhida. Veja o vídeo:
Repórter da TV Bahia faz cobertura no Rio Grande do Sul
Ao iBahia, a jornalista, que é gaúcha, relatou as dificuldades de uma cobertura como esta e o cenário de destruição na região.
"A gente está falando da pior tragédia climática do Brasil e acho que por si só, trazer essas informações já é muito complicado. Quando se trata do lugar onde a gente nasceu... eu que nasci em São Leopoldo, aqui no Rio Grande do Sul... aí é mais doloroso ainda", conta.
Na quinta-feira (16), Giana fez entradas no Jornal da Manhã e no Bahia Meio Dia, dois dos principais jornais da TV Bahia, trazendo informações de diferentes locais. Primeiro, em Caxias do Sul, onde mostrou um pouco dos impactos da força da água na cidade. Em seguida, a jornalista esteve na cidade natal.
"Ver as casas todas alagadas, todas tomadas pela água, imaginar aquela tragédia. As pessoas tendo que deixar suas casas, com bebês pequenos, com crianças pequenas. Ter que abandonar tudo, deixa tudo pra trás, é muito difícil", contou.
Giana Mattiazzi citou também os insumos que estão em falta no Rio Grande do Sul, incluindo água e energia, assim como as dificuldades de deslocamento durante a cobertura.
Donativos para o Rio Grande do Sul
Além da cobertura, a Rede Bahia e o Baianão iniciaram na terça-feira (14) uma campanha de solidariedade para arrecadar donativos em prol das vítimas das enchentes nas cidades gaúchas. A iniciativa chamada “A Bahia pelo Rio Grande do Sul” tem o objetivo de coletar água, material de limpeza e cobertores.
Os baianos poderão participar entregando os donativos em uma das 40 lojas da rede de móveis e eletrodomésticos localizadas em Salvador. As lojas estão espalhadas pela cidade em bairros como Liberdade, Paripe, São Caetano, São Marcos e São Cristóvão. Há também uma loja no shopping Bela Vista, na cidade de Feira de Santana e na Região Metropolitana de Salvador.
“O povo gaúcho precisa de ajuda de todos os brasileiros e, nós, da Rede Bahia, juntamente com a rede Baianão, estamos unindo forças para poder arrecadar os itens de maior necessidade, que são água, material de limpeza e cobertores, como sinalizado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Juntos, podemos fazer a diferença, contribuindo um pouco para o bem-estar dessa população”, afirma Rogério Bruxellas, CEO da Rede Bahia.
“Todas as unidades do Baianão na capital baiana terão um posto de coleta dos donativos, a partir desta terça, para ajudarmos os gaúchos, que precisam, mais do nunca, do apoio dos baianos. Então, pedimos que todos se juntem nessa corrente do bem, levando os itens para a loja do Baianão mais próxima de você”, destaca Nei Bacetto, diretor-presidente Baianão. Confira todas as unidades da loja.
Os gestores ainda pontuam que a união de todos os baianos, neste momento tão desafiador para a vida dos moradores do Rio Grande do Sul, é de extrema importância.
"É muito bom quando temos empresários conectados com as demandas sociais do nosso país e que entram imediatamente nesse movimento de apoiar quem mais precisa. Essa parceria da Rede Bahia com o Baianão vem pra confirmar nosso olhar de apoio para as pessoas do Rio Grande do Sul", reforça Bruxellas.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!