Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Sala de estar: em breve no seu carro

Nos próximos anos, um novo profissional está embarcando na indústria automobilística: o designer de interiores

Redação iBahia • 08/07/2017 às 18:40 • Atualizada em 01/09/2022 às 2:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Com a tendência cada vez mais forte de que os carros autônomos tomem conta das ruas e estradas – pelo menos dos países do Primeiro Mundo – nos próximos anos, um novo profissional está embarcando na indústria automobilística: o designer de interiores, mais conhecido no Brasil como decorador.

Pense bem, você vai passar as mesmas horas de sempre dentro de seu carro, pois nada garante que os engarrafamentos irão desaparecer e as viagens, afinal de contas, continuarão tendo a mesma distância e tempo de duração. Um tempão embarcado e sem NADA pra fazer, pois quem cuidará da direção será o próprio veículo.

Leia mais:

Interior de um carro conceito autônomo da BMW. (Foto: Divulgação)

Conforto e entretenimento, portanto, ganham uma nova dimensão em quatro rodas e grandes marcas como a BMW e a Mercedes já estão pensando em como transformar a "experiência" a bordo em algo condizente com esses novos tempos.

Um futuro que vem de longe

Carros-conceito com bancos dianteiros que giram para trás, formando uma espécie de lounge dentro da cabine não chegam a ser uma grande novidade. Eles já apareceram, aqui e ali, nos salões do automóvel pelo mundo a fora nas últimas décadas. E nos anos 1950, aquela estética futurista que deu origem ao desenho animado dos Jetsons costumava incluir modelos autônomos e socialmente convidativos em suas elocubrações (como na foto abaixo, com o "game" da época sobre a mesa).

A diferença é que, agora, esses carros e recursos começam finalmente a sair das pranchetas, quer dizer, telas dos computadores e a passar para os departamentos de desenvolvimento e produção.

Interior de um carro conceito autônomo da Mercedes. (Foto: Divulgação)

Estranho agora, comum depois de amanhã

É claro que, como quase todo tipo de protótipo no mundo dos automóveis, o que vemos até aqui é um pouco radical demais e parece meio distante de uma realidade possível. Mas não se engane, versões mais "normais" dessas salinhas de estar estarão disponíveis em novos modelos em menos tempo do que você imagina. Os arquitetos, designers e decoradores já estão trabalhando nisso e é bom já ir pensando no padrão do estofamento das poltronas, cortinas e tapetes...

A ideia é criar um ambiente acolhedor, confortável e pricnipalmente funcional, que seja integrado ao seu dia a dia. Nessa visão, o estresse ao volante e outras preocupações mundanas relacionadas ao carro (caminho, velocidade, estacionamento) deixam de merecer a sua atenção.

Além, claro, dos eletrodomésticos e gadgets que vai querer ter a bordo. Em tese, você vai poder escolher entre uma pequena copa – com geladeira, forno e, sei lá, liquidificador –, biblioteca, cinema, sala de estar, escritório e até um bar, já que não estará ao volante e, assim, liberado até para preparar e tomar seus coquetéis, sozinho ou com seus amigos. Tim-tim.

Carro conceito BMW Autônomo. (Foto: Divulgação)

Durante sua "estadia" no carro, o tempo poderá ser utilizado para outras coisas, trabalho, lazer ou simplesmente descanso. Sentiu falta de alguma coisa? Ah, claro, o tal prazer de dirigir, a coisa bacana que é poder tomar todas as decisões no trânsito (como na vida) e até a interação com os outros motoristas e automóveis? É, isso deixa de fazer parte da coisa, pelo menos para a maioria das pessoas em veículos.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias