Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Cinco benefícios do tamarindo que você provavelmente não sabia

Famoso por seus doces e licores, você sabia que o tamarindo traz inúmeros benefícios para a saúde?

Redação iBahia • 12/05/2020 às 12:30 • Atualizada em 28/08/2022 às 15:18 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Famoso por seus doces e licores,você sabia que o tamarindo traz inúmeros benefícios para a saúde? Além de se fazer bastante presente na culinária nordestina, o fruto ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e fornece energia ao corpo.

Leia mais:

Foto: reprodução

Ainda tem dúvidas sobre por que você deve dar uma chance ao tamarindo? Com base em uma matéria publicada pelo Portal Taeq, separamos cinco da fruta. Confira!

1- Fonte de vitaminas

O tamarindo é rico em vitaminas, sobretudo a C e do complexo B. No caso da vitamina C, ela, além de ajudar a manter a pele saudável, traz benefícios para a visão e para o cabelo, deixando-o mais forte e resistente. Já as do complexo B auxiliam a prevenir doenças cardiovasculares e fornecem energia ao organismo.

2- Combate à osteoporose

O fruto é fonte de cálcio e ferro, o que contribui para o fortalecimento dos ossos e ajuda a evitar a osteoporose.

3- Rico em vitaminas e fibras
Segundo a Taeq, um outro benefício do tamarindo é que ele é proteico, o que o torna uma opção para veganos e vegetarianos quando o assunto é substituir carne. Além disso, ele também é fonte de fibras, o que aumenta a sensação de saciedade no corpo e ajuda a regular o intestino.



4- O tamarindo é laxativo e diurético


Além de trazer benefícios para o sistema digestivo devido a presença de fibras, o fruto também pode fazer muito bem para o sistema urinário. O alimento é muito indicado para quem sofre com retenção de líquidos e constipação.

5- "Santo-remédio" para pressão alta


O tamarindo também pode ser muito proveitoso para quem sofre com pressão alta. No entanto, é preciso tomar cuidado com o excesso do alimento, para que a pressão não caia muito.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde