Quer adota hábitos saudáveis? A avelã conhecida pelo seu sabor delicioso, é um tipo de fruto seco e oleoginoso, rico em fibras, ferro, fósforo, ácido fólico, cálcio, magnésio e vitaminas, que são excelentes fontes de energia para o nosso organismo. Ela que é muito utilizada em receitas doces e salgadas, possui diversos benefícios quando consumido na alimentação, confira alguns:
1. Promover a saúde cardiovascular
Por serem ricas em gorduras boas e fibras, as avelãs ajudam a diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos, assim como a aumentar o colesterol bom, que previnem o surgimento de complicações e doenças cardiovasculares, como pressão alta, aterosclerose ou infarto. Além disso, devido ao seu conteúdo em vitamina E, que é um potente antioxidante, a avelã diminui a inflamação em todo o organismo, diminuindo ainda mais o risco de doenças no coração.
Graças ao seu aporte em magnésio, ácido fólico e potássio, a avelã também pode ajudar a controlar a pressão arterial, já que mantem a saúde dos casos sanguíneos.
2. Fortalecer o cérebro e a memória
As avelãs são ricas em ácido fólico, magnésio e zinco, que são micronutrientes necessário e importantes para a transmissão de impulsos nervosos. Assim, o consumo deste fruto seco é uma boa forma de aumentar ou preservar a capacidade de memória e aprendizado, sendo um bom alimento para crianças em idade escolar ou para idosos com problemas de memória, por exemplo.
3. Controlar o açúcar no sangue
Devido ao seu alto conteúdo em fibras e aos nutrientes que possui, como ácido oleico e magnésio, a avelã ajuda a reduzir e controlar as quantidade de açúcar no sangue, aumentando a sensibilidade à insulina.
4. Ajudar a reduzir o peso
As avelãs são um tipo de fruto seco que têm uma boa quantidade de fibras, o que faz com que gere uma maior sensação de saciedade, pelo que consumi-las em pequenas quantidades durante o lanche, por exemplo, pode ajudar na perda de peso, por controlar melhor a fome. Para isso, recomenda-se a ingestão de cerca de 30 g de avelãs.
5. Prevenir o câncer
As avelãs contêm uma elevada concentração de antioxidantes, vitaminas e minerais que podem oferecer algumas propriedades anticancerígenas. Este fruto seco possui um antioxidante conhecido como proantocianinas, que protegem contra o estresse oxidativo.
Além disso, o seu conteúdo em vitamina E e em manganês, protege contra os danos celulares que poderiam vir a causar câncer a longo prazo.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!