Será que você sabe tudo sobre o período menstrual? Para muitas mulheres, apesar das dores e incômodos, a menstruação é entendido como um sinal de que o corpo está funcionando bem e quando algo incomum acontece se torna alvo de preocupação. Pensando nisso, o ginecologista Renato de Oliveira, reuniu os principais mitos e verdades sobre o assunto. Confira:
Como saber se o meu sangue está normal?
Leia também:
Mutirão realiza exames gratuitos de glaucoma e catarata em Salvador
Ação oferece serviços de saúde gratuitos para mulheres na Bahia
Bahia recebe ampolas de antídoto para casos de intoxicação por metanol
Sede do Ilê Ayiê recebe serviços sociais e de saúde gratuitos
Nos primeiros dias do ciclo, a coloração é amarronzada, parecido com borra de café, na metade do período o sangue é vermelho, bem vivo, e ao final ela volta a escurecer, com cor vinho. É comum que para as que tomam anticoncepcional ou que tenham uma curta duração do período menstrual, a cor seja marrom também.
Algumas mulheres podem ver alguns coágulos sanguíneos e isso é 100% normal, muitas vezes ocasionado devido a quantidade do fluxo. Se você tem o costume de utilizar o coletor menstrual, o sangue não pode ter nenhum odor, pois ele está sendo coletado dentro de você, diferente de quem costuma usar absorventes descartáveis e acaba tendo contato com a flora normal. Se isso acontecer, é importante procurar seu médico para saber se há bactérias no canal vaginal.
Qual a duração e quantidade ideal?
O ciclo de uma mulher dura em média 28 dias, variando entre 24 a 28, porém o sangramento ocorre de 4 a 6 dias, podendo ser um pouco mais ou um menos. A quantidade de perda sanguínea considerada normal nesse período é de até 80ml, caso você sinta que seu corpo está ultrapassando esse número ou que está sendo menos do que o de costume, o ideal é procurar um médico para esclarecer as dúvidas.
Parei de menstruar, e agora?
Essa condição é chamada de amenorréia e pode ser primária ou secundária. A primeira ocorre quando a mulher nunca menstruou, pois, isso pode sim acontecer, apesar de ser raro. As causas mais comuns para essa disfunção são anormalidades nos órgãos reprodutores, que serão percebidas durante a puberdade.
A segunda, acontece quando a mulher que possuía seu ciclo normal para de menstruar por três meses ou mais espontaneamente. As causas mais comuns são gravidez, síndrome do ovário policístico e insuficiência ovariana.
Alterações são normais?
As alterações podem ser normais, dependendo do motivo. Mulheres que tomam anticoncepcionais podem ter a duração, cor e intensidade afetadas, por exemplo. No entanto, se a alteração acontecer de repente, é importante consultar o médico para saber de onde surgiu a mudança. Vale lembrar que o uso de qualquer medicamento deve ser consultado anteriormente com um profissional da saúde.
Veja também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

