icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Conheça a dieta alimentar baseada em frutas

Frugivorismo é um estilo de vida natural, livre de substâncias industrializadas, corantes, gorduras ou qualquer outro tipo de produtos

foto autor

Redação iBahia

09/01/2021 às 0:01 • Atualizada em 31/08/2022 às 12:41 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Você já ouviu falar de frugivorismo? A dieta alimentar é baseada apenas no consumo de frutas. O frugivorismo é um estilo de vida natural, livre de substâncias industrializadas, corantes, gorduras ou qualquer outro tipo de produtos. De acordo com o portal Taeq, os adeptos acreditam que as frutas podem suprir todas as nossas necessidades. Mas, em entrevista ao portal, a nutricionista Carine Rodrigues garantiu que uma dieta só com frutas não é o bastante para o bom funcionamento do organismo.

"O frugivorismo é uma dieta que se baseia no consumo exclusivo de frutas, sendo estas consumidas tanto cruas quanto cozidas, em todas as refeições do dia. Podem ser consumidas todas as frutas, sem exceção. Por ser uma dieta muito restrita, que exclui outros grupos de alimentos, ela não é indicada para a população em geral, pois a médio e longo prazo pode acarretar em deficiências nutricionais importantes", orientou a especialista ao Taeq.

Para adotar essa dieta alimentar, mesmo que temporariamente, a pessoa deve se consultar com um nutricionista, fazer um check up geral e ir adaptando o cardápio aos poucos (com todo acompanhamento necessário).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Funcionamento e benefícios

A dieta das frutas, que foi criada por um nutricionista americano Jay Robb, consiste em passar três dias comendo apenas frutas e uma porção de proteína por dia. A ideia é funcionar como uma espécie de detox e auxiliar no emagrecimento.

Durante a dieta, segundo site Minha Vida, a pessoa só pode comer no máximo 1000 kcal por dia, sendo apenas 120 gramas de proteína magra no primeiro dia. No segundo e terceiro dia apenas 50 gramas.

O método incentiva o consumo de frutas, pois elas são fontes de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras - nutrientes que desempenham funções importantes para o organismo.

Riscos

A nutricionista Carine Rodrigues explicou que a deficiência da Vitamina B12 é comum entre os adeptos desse plano alimentar. "Essa vitamina é encontrada apenas em alimentos de origem animal, como as carnes, leite e ovos. A carência deste nutriente pode causar danos no sistema nervoso", alerta Carine, que também sinalizou que nesses casos pode ser cogitada a indicação de uma suplementação por um especialista.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde