Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Conheça a dieta Ayurveda para equilibrar o corpo e a mente

A dieta defende que ao seguir as regras do seu dosha dominante você será mais saudável

Redação iBahia • 02/10/2020 às 0:02 • Atualizada em 31/08/2022 às 15:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Está procurando uma nova dieta para melhorar seus hábitos alimentares? A dieta Ayurveda pode ser uma opção. O método consiste em encontrar as melhores abordagens para alimentos com base no seu tipo de corpo, conhecido como dosha, pontua Jessica Cording, RD, autora de The Little Book of Game-Changers: 50 hábitos saudáveis ​​para controlar o estresse e a ansiedade.
O objetivo é encontrar a cura da mente e do corpo de maneira holística. Sendo que cada tipo de corpo tem um nome específico, ao seguir as regras do seu dosha dominante você será mais saudável, como consequência terá mais energia e menos quilos extras.
São três tipos de doshas: vata, kapha e pitta. O vata tendem a ser magros e tem dificuldade de engordar. O Kapha engloba as pessoas com quadris e ombros largos, que tendem a ter má circulação e digestão lenta. Já os Pitta são médios, tendem a ter mais energia, disposição e boa digestão.
Para descobrir o seu dosha, você pode realizar testes on-line ou consultar livros sobre a dieta ayurvédica. O plano alimentar vai variar muito conforme o tipo de dosha.
- Vata: aveia, legumes, assados, nozes e leite morno. É bom evitar vegetais crus e carbonatadas.
- Kapha: preferir alimentos com muita fibra, especiarias e vegetais. É indicado evitar alimentos de alta caloria, como os gordurosos, com altas quantidades de açúcar e oleosos.
- Pitta: alimentos leves e com alto teor de água, como pepinos, alface e melão. É bom evitar comidas apimentadas, álcool, café e coisas ácidas.
Segundo Jessica Cording, a chave desta estratégia alimentar é prestar atenção ao corpo. “Se você perceber que não se sente bem quando come de uma maneira específica para o seu dosha, deve honrar o que é bom para o seu corpo e mudar seu plano alimentar”.
Vale lembrar que antes de qualquer mudança é importante consultar um profissional de nutrição.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde