Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Conheça as vantagens ao consumir o coentro no dia a dia

Coentro é ótimo para desintoxicar o corpo

Redação iBahia • 25/09/2020 às 9:20 • Atualizada em 30/08/2022 às 20:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Gosta de utilizar o coentro no dia a dia? O tempero de origem no Egito, se tornou um ingrediente popular no Brasil por ser uma excelente fonte de vitaminas e nutrientes essenciais para o organismo. Além disso, ele pode ser utilizado em pratos, bebidas, molhos e saladas. Pensando nisso, o portal Taeq separou quatro vantagens ao consumir o coentro na alimentação. Confira:

Folha pode ser utilizada no preparo de diversas refeições

Uma das maiores vantagens do coentro é que ele é extremamente versátil, podendo ser utilizado com regularidade na cozinha. Além disso, é um alimento que vem da terra, e por ser orgânico é consumido por vegetarianos e veganos e é muito mais saudável do que qualquer comida industrializada. Ele também costuma aparecer como complemento de um prato, seja em saladas ou servindo como um bom tempero.

Mas isso não é tudo, já que ele pode ser utilizado em pratos que vão do guacamole à pizza. Portanto, basta saber combiná-lo com algo que já esteja presente em seu cardápio para aproveitar todos os benefícios dessa folha.

Coentro possui um efeito detox

Um detalhe sobre o coentro que merece destaque é que ele é ótimo para desintoxicar o corpo, já que auxilia o fígado a eliminar as toxinas do organismo. Isso faz com que ele seja um ótimo anti-inflamatório, e alivie problemas relacionados a inflamações, como é o caso da artrite, que causa a rigidez das articulações.

Vale lembrar que o detox ajuda a desinchar o corpo e cada vez mais é um tipo de alimentação buscada por quem quer passar a consumir alimentos mais naturais e saudáveis. Não é à toa que ele auxilia no processo de perda de peso, sendo muito indicado para quem faz dieta de emagrecimento.

É um ótimo antioxidante

Outra característica marcante do coentro é que ele é rico em nutrientes que atuam como antioxidantes, como é o caso da vitamina C. Essa propriedade possui diversos benefícios. Em primeiro lugar, ela fortalece o sistema imunológico, deixando o corpo menos suscetível a doenças.

Além disso, ao combater os radicais livres, que podem danificar células sadias, ela impede o desenvolvimento algumas doenças degenerativas, como é caso do câncer e do mal de Alzheimer. Isso sem falar que o fator antioxidante evita o envelhecimento precoce e o depósito de placas de gorduras nas artérias, sendo benéfico também para o sistema cardiovascular. Por fim, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL).

Reduz diversos tipos de mal-estar

O coentro é utilizado não apenas para evitar males como também para combater alguns que já estão causando desconforto. Por isso ele é usado para aliviar vômitos, náuseas, cólicas e até mesmo sintomas da TPM. Aliás, ele é ótimo para reduzir as bruscas mudanças de humor que ocorrem durante o ciclo menstrual. Ao mesmo tempo, vale ressaltar que ele não é indicado para grávidas, já que pode ter efeito abortivo.

No caso de enjoos comuns, o coentro pode ser utilizado porque possui propriedades que auxiliam na digestão e evitam a formação de gases. Por isso, ele também é perfeito para regular o intestino.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde