Já ouviu falar a erva cavalinha? Essa planta medicinal também chamada de cavalinha-dos-campos e cauda-de-cavalo, possui diversas propriedades terapêuticas e minerais essenciais para a saúde, além de atuar contra gripes e resfriados. Pensando nisso, a Taeq separou cinco benefícios ao consumir a erva regulamente. Confira:
Cavalinha ajuda a deixar a pele mais bonita
Por existir há milhares de anos (sendo, inclusive, anterior à existência do homem), a cavalinha apresenta uma série de minerais importantíssimos para a saúde em sua memória celular. Ela é fonte de potássio, cálcio, fósforo e silício, um mineral que contribui para a formação de colágeno e previne o envelhecimento precoce da pele.
Planta também trata hemorragias e regula o fluxo menstrual através do chá
O chá de cavalinha também é conhecido como uma das bebidas que ajuda a regular o ciclo menstrual da mulher. Suas propriedades são capazes de diminuir o fluxo menstrual abundante e de tratar hemorragias nasais e do estômago.
Por ser rica em potássio, a cavalinha ajuda a desinchar o corpo
Se o problema do seu organismo for a retenção de líquidos, que é o acúmulo excessivo de água entre as células do corpo, a cavalinha pode ser uma grande aliada. Por ser rica em flavonóides, como o resveratrol, por exemplo (um poderoso antioxidante presente na uva), e em sais de potássio, a planta atua diretamente no desinchaço do corpo, diminuindo a retenção e a sensação de desconforto.
Cavalinha também é rica em vitamina C
A vitamina C, presente na cavalinha, ajuda a proteger o corpo contra gripes e resfriados. Mas além dessa característica conhecida da vitamina, ela também atua como um poderoso antioxidante (colaborando para manter a pele com um aspecto jovem e saudável) e ainda ajuda a absorver o ferro no organismo (o que, consequentemente, a torna excelente para prevenir a anemia).
Planta tem ação diurética, anti-inflamatória e digestiva, além de ser indicada para o tratamento de ansiedade
As substâncias presentes na cavalinha vão ainda mais além: elas têm ação diurética (atuam na eliminação do sódio ajudando a tratar hipertensão e insuficiência renal), anti-inflamatória e digestiva. Além disso, são indicadas para auxiliar no tratamento de ansiedade e depressão, devido às propriedades calmantes e antidepressivas.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!