Já ouviu falar na capeba? A planta medicinal nativa das Américas, encontrada no Sudeste do país, é altamente rica em fibras e vitaminas essenciais para o organismo. Além disso, ela que é fonte de substâncias terapêuticas (antioxidantes e diuréticas, por exemplo), é muito usada no preparo de chás. Pensando nisso, a Taeq separou cinco razões para consumir a capeba no dia a dia. Confira:
1. Ser detox é um dos benefícios da capeba
A capeba possui substâncias diuréticas e antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas do fígado e a evitar o acúmulo de líquidos no organismo, sendo indicada para o preparo de receitas detox e para amenizar inchaços na pele (neste caso, basta aplicar diretamente um cataplasma).
2. Planta fortalece o sistema imunológico
Um diferencial da capeba é que ela é ótima para fortalecer o sistema imunológico, pois além de ter antioxidantes em sua composição, também possui substâncias antibacterianas que protegem o organismo contra diversas doenças.
3. Tem ação antirreumática e anti-inflamatória
Você sabia que a capeba também tem ação anti-inflamatória e antirreumática? Ela ajuda a combater quadros de inflamação crônica, dores de garganta e evita o agravamento de febres, gripes e resfriados.
4. Faz bem para a digestão
Ela também se destaca por auxiliar no processo de digestão do organismo. Além de ter substâncias laxativas (que evitam a prisão de ventre), a planta medicinal estimula as funções estomacais e garante mais bem-estar ao sistema digestório. Uma boa dica é tomar um chazinho da erva após o almoço para estimular a digestão.
5. Ajuda a regular o ciclo menstrual
Outro ponto interessante do chá de capeba é que ele ajuda a regular o ciclo menstrual e, por conter substâncias anti-inflamatórias, também serve para amenizar possíveis dores de cólica e desconfortos intestinais que são comuns no período.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!